Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/02/2008 06:54

Aberto concurso de promoção de magistrado em MS

TJMS

Publicado no Diário da Justiça nº 1.666, o edital do concurso de promoção para preenchimento da titularidade na 4ª Vara Criminal de Campo Grande aberta com a aposentadoria do magistrado Joviano de Rezende Castro Caiado. A partir da publicação, os juízes de segunda entrância têm prazo de cinco dias para se inscreverem. O critério adotado nesta edição será o de merecimento.

Para entrância especial, é necessário que a Secretaria da Magistratura, antes do concurso de promoção, abra em um único edital o concurso de remoção precedido de reclassificação/classificação. Na sessão ordinária do dia 7 de fevereiro, o Conselho Superior da Magistratura julgou prejudicado o certame após constatar que não houve inscritos para reclassificação, classificação ou remoção, determinando assim a abertura do concurso de promoção.

Você conhece o processo de promoção de um juiz de direito? A movimentação na carreira de magistrado está prevista no Código de Organização e Divisão Judiciárias de Mato Grosso do Sul, do art. 202-A ao art. 216. Necessário lembrar que o território do Estado, para fins de administração da justiça, é dividido em primeira entrância, segunda entrância e entrância especial e que as comarcas são classificadas de acordo com o movimento forense, a densidade demográfica, as rendas públicas, os meios de transporte, a situação geográfica, a extensão territorial e outros fatores sócio-econômicos de relevância.

Assim, antes de se preencher a titularidade em entrância especial, é necessária a abertura do concurso de remoção, precedido de reclassificação e classificação, seguindo-se o de promoção. Deferidas as inscrições pelo Conselho Superior da Magistratura, aquele que tiver a inscrição indeferida - por não possuir os requisitos necessários ao preenchimento da vaga – tem 48 h para recorrer. Terminado o prazo, as inscrições deferidas seguem para o Tribunal Pleno para serem votadas em plenário.

Preenchida a vaga em entrância especial, abre-se a titularidade para segunda entrância e um novo concurso de promoção terá início. Neste caso, a lei não prevê a remoção, já que o critério será o de antiguidade. Podem participar juízes de primeira entrância. A exemplo da entrância especial, as inscrições devem ser deferidas pelo Conselho Superior da Magistratura e votadas pelo Tribunal Pleno.

O passo seguinte será preencher a vaga aberta em primeira instância. Podem participar deste concurso os juízes substitutos que preencham os requisitos. Para quem não sabe, um juiz substituto atua como juiz de direito em situações de falta, impedimentos, afastamentos, licenças, férias, remoções e promoções, tendo poderes para processar e julgar todas as espécies jurídicas.

Não se deve confundir, no entanto, juiz auxiliar com substituto: este é o cargo inicial de carreira atua em caráter eventual, por designação do TJMS, em varas ou comarcas que necessitam de apoio. O cargo de juiz de direito auxiliar existe somente na entrância especial e caracteriza-se pela não-titularidade de uma vara, pois o juiz substituto exerce suas atribuições juntamente com o juiz titular.

Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)