Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores

Assessoria - 07 de julho de 2004 - 15:44

A Embaixada dos EUA informa que estão abertas, até o dia 27 de agosto, as inscrições para o programa “Jovens Embaixadores 2005”. O programa oferece oportunidade de intercâmbio cultural e educacional nos Estados Unidos para jovens brasileiros que se destacam nas redes particular e pública de ensino que, sem ajuda financeira, jamais teriam como viajar para o exterior e participar de um programa de intercâmbio cultural dessa natureza.

Em sua terceira edição, o Programa Jovens Embaixadores terá a duração de duas semanas e será realizado de 8 a 24 de janeiro de 2005. Desta vez, serão escolhidos jovens estudantes de 16 Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. A seleção será feita em sua primeira fase pelas instituições parceiras da Embaixada dos EUA em cada Estado. Veja a lista da instituições abaixo.

Os jovens terão a oportunidade de passar uma semana cheia de atividades na capital, Washington, e mais uma semana em um Estado diferente, convivendo com uma família americana, além de freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”). Todos recebem ajuda do Governo americano e das instituições patrocinadoras do Programa, sem nenhum custo financeiro para o participante selecionado.

Para participar deste programa é necessário que o ter entre 15 e 18 anos, boa fluência oral em inglês, pertencer à rede pública de ensino, ou ser bolsista integral na rede particular por questões financeiras; bom desempenho escolar; iniciativa e boa desenvoltura oral; flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes; boa relação em casa, na escola e na comunidade; e ter forte engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado.

Serão selecionados também alguns professores de inglês que supervisionarão e acompanharão o grupo de estudantes e atuarão como líderes e coordenadores nos Estados-anfitriões nos EUA.

O programa, criado em 2002, é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e busca o enriquecimento acadêmico, pessoal e, por extensão, profissional de estudantes de destaque no ensino médio e de professores de inglês cuja situação financeira não os permitam viajar para o exterior ou mesmo participar de um programa de intercâmbio. Os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, serão capazes de ampliar seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciar um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade; estimular a troca de informações sobre história e cultura entre os dois países; e projetar uma imagem positiva dos laços de cooperação e respeito entre o Brasil e os Estados Unidos.

Para saber mais sobre esta iniciativa e sobre as atividades que ocorrerão nos EUA, visite a página do programa Jovens Embaixadores no site da Embaixada: www.embaixada-americana.org.br .

SIGA-NOS NO Google News