Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas inscrições para doutorado e mestrado

29 de junho de 2005 - 14:11

A Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) estão com inscrições abertas para mais uma ação afirmativa de incentivo à qualificação profissional – a quarta edição do Curso Preparatório para mestrado e doutorado, que dá oportunidade para graduados em qualquer área do conhecimento, prioritariamente índios e negros, se prepararem para uma pós-graduação. As inscrições se encerram na próxima quarta-feira, dia 6 de julho.

O principal objetivo do curso é instrumentalizar pessoas oriundas de populações historicamente excluídas para concorrer a bolsas de estudo, sobretudo do Programa Bolsa Ford, que seleciona, todos os anos, candidatos para desenvolverem dissertações ou teses que tenham, de preferência, enfoque social. Os parceiros, SED e Uems, pretendem, com a iniciativa, garantir a continuidade do ensino superior a afro-descendentes e indígenas.

Somente em Campo Grande serão oferecidas 50 vagas para as aulas, que começam no dia 09 de julho. Também serão formadas turmas em Aquidauana, Cassilândia e Dourados. As inscrições terminam na próxima quarta-feira, 06 de julho. Para concorrer à uma vaga, os candidatos precisam preencher uma ficha, com informações pessoais, foto colorida especificação de graduação e outra qualificação profissional e etnia.

Os interessados no preparatório também deverão apresentar um memorial de intenções, com um histórico de participação em movimentos sociais, experiência profissional nos últimos três anos, descrição do objeto de pesquisa (se já houver definido), além de declarações de origem étnico-racial (de próprio punho e assinada) e de participação em movimentos sociais (se tiver).

A gestora da Igualdade Racial da SED, Benedita Marques Borges, destaca que, apesar de afrodescendentes e indígenas terem prioridade à vaga, em caso de empate, o critério racial não é excludente. “Essa é uma iniciativa de ação afirmativa”, reforça, explicando que, por isso, não pode ser discriminatória.

O curso será desenvolvido em três módulos, de 60 horas cada, e é totalmente gratuito: Redação técnica-científica, Inglês instrumental e Metodologia Científica. As aulas começam no dia 09 de julho e serão realizadas aos sábados, pela manhã, na Casa da Cidadania (localizada na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 713, Centro, em Campo Grande). Os locais onde serão realizadas as aulas no interior ainda não estão definidos.

As fichas de inscrição podem ser obtidas na ACP (Sindicato Campo-Grandense de Professores), na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e no Cedine (Centro de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro), ou então no link abaixo. Outras informações podem ser obtidas no telefone 318-2235, entre 7h30 e 13h30.

Vivian de Castro Alves - SED

SIGA-NOS NO Google News