Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas inscrições para bolsistas brasileiros no Canadá

MEC - 28 de outubro de 2004 - 16:12

O Ministério das Relações Exteriores do Canadá abriu inscrições para três novas modalidades de bolsas de estudo em universidades canadenses, destinadas a cidadãos brasileiros. As novas bolsas são de pós-graduação e pesquisa, oferecidas a estudantes com elevado nível acadêmico nas áreas de artes, ciências humanas e sociais, comércio, ciências naturais e engenharia.


“Os candidatos devem estar estudando algum tema relacionado a conteúdo canadense. Pode ser um projeto de tese ou um trabalho bilateral”, explica Silvia Bertoni Reis, assessora para assuntos educacionais e de diplomacia pública da Embaixada do Canadá, em Brasília. Os interessados devem preencher os formulários de inscrição até o próximo dia 3 de dezembro, disponíveis nos sítios sítios da Embaixada do Canadá e da Associação Brasileira de Estudos Canadenses .


Os resultados serão anunciados no final de fevereiro de 2005 e os bolsistas poderão iniciar os estudos no Canadá, em abril de 2005. As bolsas dão direito a uma ajuda mensal, entre C$ 1.200,00 a C$ 1.300,00 (dólares canadenses, algo em torno de R$ 2.800,00 a R$ 3 mil); pagamento das taxas de inscrição e de escolaridade, quando necessário; e concessão de passagem aérea, em classe econômica (somente para os bolsistas).


As bolsas têm duração entre quatro meses a um ano. Todos os candidatos participam de um processo seletivo, com base nas informações por eles fornecidas, a ser realizado por um júri na Embaixada do Canadá, em Brasília, que fará recomendações ao comitê gestor do programa.


O Ministério das Relações Exteriores do Canadá também está com inscrições abertas até dia 29 de novembro para bolsas destinadas a doutorandos que quiserem concluir um ano de seu curso naquele País (bolsa sanduíche), para professores e pesquisadores de universidades brasileiras.


São concedidas uma média de 15 bolsas para cada categoria de bolsas daquele ministério. Informações adicionais e formulários de inscrição são obtidas em Inglês e em Francês.


MEC

SIGA-NOS NO Google News