Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas as inscrições para Prêmio Qualidade na Educação

Assessoria MEC - 12 de abril de 2004 - 15:55

Começam hoje, 12, as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, destinado a profissionais que desenvolvem experiências pedagógicas em creches e pré-escolas públicas municipais e estaduais. O regulamento do prêmio está disponível na página eletrônica do MEC, e as inscrições poderão ser feitas até 2 de julho nas secretarias executivas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) ou nas secretarias estaduais e municipais de Educação. Não serão aceitos trabalhos enviados diretamente ao MEC.

Criado em 1999, o concurso é promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Orsa e a Undime. No ano passado, foram recebidas mais de 1.600 inscrições. Destacaram-se propostas inovadoras nas áreas de educação ambiental e de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil.

A avaliação dos trabalhos será realizada em duas etapas. Na primeira, uma comissão julgadora estadual e do Distrito Federal escolherá os cinco melhores de cada unidade da Federação, encaminhando-os ao MEC até 13 de agosto. Na segunda, que vai até 17 de setembro, a comissão julgadora nacional elegerá os 27 melhores projetos, sendo um por estado.

Critérios e premiação – Cada projeto deverá relatar a experiência pedagógica, ainda em andamento ou que tenha sido concluída no máximo há dois anos, acompanhada da ficha informativa, preenchida pelo professor. A seleção será feita por meio da análise do relato, que deverá ser comprovado por fotos, vídeo, textos ou outros documentos. Serão avaliados itens como contexto e possibilidades de meios e recursos, formação do professor, originalidade da experiência, consistência pedagógica e clareza conceitual.

Os 27 professores vencedores serão contemplados com R$ 3 mil, certificado e kit de apoio pedagógico (livros, lápis de cor, tinta, brinquedos educativos e jogos). Os responsáveis pelas instituições que tiverem trabalhos premiados ganharão troféus e a escola, uma placa alusiva ao prêmio e acervo de livros. A Secretaria de Educação do município ou do estado onde trabalhe o professor classificado em primeiro lugar receberá um veículo utilitário repleto de materiais pedagógicos, brinquedos, discos, livros, instrumentos musicais, TV, vídeo e computador, como um acervo móvel para servir à rede escolar de educação infantil.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá em outubro, em local e data a serem definidos, com a presença dos premiados, do presidente da República, do ministro da Educação e autoridades do MEC, da Fundação Orsa e da Undime.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação Geral de Educação Infantil, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, pelos telefones (61) 2104-8640 e 2104-8645, ou nos sítios do Prêmio, do MEC, da Fundação Orsa e da Undime.

Assessoria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News