Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas as inscrições para o XV Enapa

TJMS - 25 de março de 2010 - 09:06

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, a capital de Mato Grosso do Sul será palco do maior evento de adoção da América do Sul: o XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa), direcionado a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, conselheiros tutelares, coordenadores de equipes de trabalho de abrigos, juízes, promotores, defensores públicos, pais e filhos adotivos, representantes de conselhos da área de adoção e simpatizantes da causa.

As inscrições podem ser feitas no www.enapa2010.com.br, portal do evento onde será possível encontrar a programação completa, a lista dos palestrantes, fotos de Enapas anteirores e endereços de hotéis, para facilitar o contato de participantes de outras localidades.

Estão confirmados como conferencistas Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (promotor de Justiça do RJ), Luiz Carlos de Barros Figueiredo (desembargador TJPE), Luiz Schettini (psicólogo no PE), Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga e diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife), Maria Bárbara Toledo (advogada e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção ANGAAD), Tânia Mara Garib (secretária de Estado de de Trabalho e Assistência Social ) e Maria Luiza Assis Ghirardi (psicanalista).

Os defensores da adoção devem ficar preparados, pois outros conferencistas de renome devem confirmar participação no Enapa, cujos temas serão relacionados à separação de irmãos pela adoção, adoção pronta, flexibilidade na fila da adoção, adoção tardia, adoção multirracial, adoção internacional, adoção por famílias homoafetivas e adoção de crianças indígenas.

Para que se tenha uma ideia do que será o Enapa em Mato Grosso do Sul, além das conferências, haverá mesas de debates, depoimentos de casais que adotaram, discussões e apresentações culturais, além do Enapinha para crianças que acompanharem os pais. A expectativa da organização é que mais de mil pessoas se inscrevam para participar desta edição do Enapa.

O Enapa é um evento que se consagrou na história da adoção no país, pois mostra diferentes visões e leva a reflexões sobre a causa da adoção principalmente nos dias atuais, quando o país vive o dilema da superlotação nos abrigos.

O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, e sua realização é responsabilidade da Associação Brasileira dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de MS e do Projeto Padrinho.

Saiba mais - O Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa) é consequência da necessidade dos grupos de apoio à adoção reunirem-se para trocar experiências, estreitar relações entre os grupos e fortalecer as articulações em torno da defesa dos direitos da criança e do adolescente de crescerem em uma família.

As discussões nos Enapas giram em torno dos aspectos do processo de adoção, levando a uma reflexão de todas as partes envolvidas - família biológica, família adotiva, família pretendente à adoção, sistema judiciário, profissionais e agentes que atuam nos abrigos, instituições de ensino e órgãos responsáveis pelas políticas públicas de crianças e adolescentes que sonham com uma família.

SIGA-NOS NO Google News