Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas as inscrições para a maior olimpíada de geografia do Brasil

Clean Barros, assessoria - 08 de junho de 2011 - 10:14

Já estão abertas as inscrições para o Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011. Contando com o patrocínio da Petrobras nesta quarta edição, o concurso estudantil é uma realização da revista National Geographic Brasil e da Editora Abril e visa estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem. A inscrição deve ser feita até o dia 29 de julho de 2011 por um responsável da instituição (diretor, coordenador ou professor de Geografia) no site oficial do desafio www.viagemdoconhecimento.com.br, onde encontra também o regulamento completo e todo o material de apoio.



Podem participar do Desafio National Geographic 2011 alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio em escolas públicas e particulares de todo o país.



O concurso é divido em quatro fases:



1ª Fase - Local: a prova será aplicada no dia 10 de agosto na própria escola participante, que deverá fazer o download da prova no site www.viagemdoconhecimento.com.br a partir das 15 horas do dia 3 de agosto. Nesta fase, não há restrição da quantidade de alunos participantes por escola e seus nomes não precisam estar previamente inscritos no concurso. Cada escola deverá fazer a correção das provas e inscrever um total correspondente a 5% de alunos na Fase Regional, até às 18 horas do dia 19 de agosto.



2ª Fase - Regional: a prova será realizada no dia 24 de setembro, das 10 às 13 horas, em cerca de 200 escolas sedes regionais localizadas em todos os estados brasileiros. Até o dia 30 de setembro, as sedes regionais devem enviar por sedex as folhas de respostas (gabarito e questão aberta) para a Editora Abril. O comitê gestor coordenará a banca de correção das provas.



3ª Fase - Nacional: a relação dos 20 estudantes que serão premiados com medalhas e uma viagem com todas as despesas pagas para a Fase Final (em cidade a ser indicada pela organização) será divulgada no site oficial do Concurso em 20 de outubro. A premiação da viagem se estende a um pai ou responsável e ao professor de cada um desses 20 estudantes. As duas provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 17 e 20 de novembro, junto com um roteiro completo de eventos e passeios culturais, seguido pela cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas participantes do Desafio National Geographic 2011.



Histórico - Desafio National Geographic



Com a premissa de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins, o Desafio National Geographic consagra os estudantes mais antenados com a disciplina de Geografia do Brasil. Abaixo, os números de participantes das três edições anteriores:



2010 - Mais de 460 mil alunos de 6.920 escolas de todos os estados do Brasil participaram do Desafio National Geographic 2010.

2009 - A segunda edição do Desafio National Geographic contou com a participação de 276 mil estudantes de várias cidades de todas as regiões do Brasil.

2008 - Foram mais de 259 mil alunos participantes na primeira edição do Desafio National Geographic.



Serviço:



Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011

Quem pode participar do desafio: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Inscrições gratuitas: até 29 de julho de 2011

Como se inscrever: professores de Geografia ou a direção da escola cadastram a instituição no site www.viagemdoconhecimento.com.br.

Fase Local (primeira prova): 10 de agosto de 2011.

Regulamento completo e outras informações no site:

www.viagemdoconhecimento.com.br.


SIGA-NOS NO Google News