Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas as inscrições para 2 mil vagas no Projovem

Notícias MS/ Karina Lima - 01 de abril de 2012 - 11:33

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o governo federal, oferece mais uma oportunidade para a inserção dos jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho: o Programa Projovem Urbano, destinado a promover a inclusão social dos jovens brasileiros e sua reinserção na escola e no mundo do trabalho e criando oportunidades para seu desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. As matrículas no programa vão até 30 de abril.

Para 2012, a Secretaria de Estado de Educação (SED) está oferecendo 2 mil vagas nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Aquidauana/ Anastácio
EE Prof.ª Marly Russo Rodrigues
EE Carlos Drummond de Andrade
Rua Marly Russo Rodrigues s/n
Rua Açogo, s/n

Campo Grande
EE Ada Teixeira dos Santos Pereira
Rua Lourenço Veiga, s/n

Campo Grande
EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
Rua das Camélias, 1.446

Coxim
EE Silvio Ferreira
Rua João Pessoa, 181

Dourados
EE Menodora Fialho de Figueiredo
Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres
Avenida Veimar Gonçalves Torres, 3447
Rua Antônio Emilio de Figueiredo, 80

Maracaju
EE Manoel Ferreira de Lima
Rua Bruno do Couto, 601

Navirai
EE Eurico Gaspar Dutra
Rua Bororos, 222

Nova Andradina
EE Irman Ribeiro De Almeida Silva
Rua Arthur da Costa e Silva, 351

Ponta Porã
EE Dep. Fernando C.C. Saldanha
Rua Jorge Pereira dos Santos, 321

Rio Brilhante
E.M. Criança Esperança I
Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66

Três Lagoas
EEJoão Ponce de Arruda
Rua Manoel Pedro de Campos, 1965

Boris Verbisck
Para participar o candidato deve ter entre 18 e 29 anos no ano da matrícula, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O programa, com duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de 100 reais por mês.

O Programa Projovem Urbano tem como objetivo oferecer uma formação integral aos jovens, por meio de uma associação efetiva entre a Formação Básica, para elevação da escolaridade e conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. O programa busca a ampliação do acesso dos jovens à cultura, à inclusão digital, a participação dos estudantes em ações coletivas de interesse público, a análise de chances potenciais de trabalho, a capacitação para o mercado de trabalho e a recolocação dos jovens no processo de escolarização.

A carga horária do Projovem Urbano é de 2 mil horas (1.440 presenciais e 560 não presenciais) a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos (72 semanas). O desenvolvimento das atividades previstas pressupõe a dedicação dos jovens ao curso por aproximadamente 26 horas semanais. As 20 horas semanais presenciais incluem as atividades em sala de aula, visitas, pesquisas de campo, participação em palestras, práticas relacionadas ao campo de Qualificação Profissional e à Participação Cidadã, sob a supervisão de um educador. As horas não presenciais são dedicadas à leitura e atividades das unidades formativas e à elaboração de planos e registros – individualmente ou em pequenos grupos – no espaço e tempo mais conveniente aos estudantes.

Para realizar a matrícula, os alunos devem entregar cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência e do histórico escolar. Caso o candidato não possua o histórico, deverá se submeter a um teste de proficiência de leitura e escrita.

As matrículas devem ser efetuadas na secretaria das escolas estaduais que oferecem o programa. Informações: (67) 3341-0220.

SIGA-NOS NO Google News