Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas as inscrições do Enade 2006 para universitários

24horasnews - 03 de agosto de 2006 - 10:19

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2006 - antigo Provão - que será obrigatório para mais de 900 mil universitários de 15 cursos de graduação. A prova está marcada para 12 de novembro, às 13h (horário de Brasília), em mais de mil municípios de todo o país. Serão avaliados alunos de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, música, formação de professores, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

O processo é o seguinte: as universidades enviam ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até 31 de agosto, a relação de todos os ingressantes e concluintes dos cursos. Ficam dispensados os estudantes que se formarem até 18 de agosto e aqueles que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a universidade de origem.

O Inep vai anunciar, até 25 de setembro, a listagem completa dos participantes. Devem ser selecionados, por meio de sorteio, 906.950 alunos (583.190 ingressantes e 323.760 concluintes), distribuídos por 7.833 cursos. Os faltosos matriculados no último ano do curso que não apresentarem justificativas não poderão obter o diploma de conclusão.

Quem não for selecionado e quiser participar da prova pode pedir à universidade que faça a inscrição até 4 de outubro. Os locais do teste serão conhecidos até 30 de outubro.

A aplicação da terceira edição do Enade completa o primeiro ciclo do exame, que, ao fim de 2006, terá avaliado ingressantes e concluintes de cursos pertencentes a todas as áreas do conhecimento da educação superior brasileira.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que os resultados do Enade 2004 e 2005 serão divulgados na semana que vem. Foram avaliadas as carreiras de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia e arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

No ano passado, a prova, realizada em 6 de novembro, teve a participação de 295.700 alunos de 6.843 cursos de graduação, pertencentes a 1.059 instituições de educação superior - que representa 46% do total existente no país, segundo o Inep.

Outras informações no site do MEC.

SIGA-NOS NO Google News