Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abates de novilho precoce caem drasticamente em MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 04 de novembro de 2005 - 12:58

Com o embargo à carne com osso de Mato Grosso do Sul ainda em vigor no Estado de São Paulo, produtores de novilho precoce de Mato Grosso do Sul tiveram redução drástica do abate de bois, que estava na casa dos 6 mil animais ao mês para menos de 500, segundo o presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Novilho Precoce, Ezequiel Dias do Valle.
O parceiro do programa, que é o grupo Carrefour, está hoje se abastecendo com carne de Goiás e do Mato Grosso. Ezequiel explica que os supermercados têm por tradição a desossa dos animais nos estabelecimentos e por isso o grupo não está comprando do Estado, desde o embargo de São Paulo à carne de Mato Grosso do Sul. Enquanto a situação não se resolve, os criadores pretendem negociar com uma rede o envio de carnes desossadas e tem feito alguns abates, em quantidade pequena, no Friboi em Mato Grosso do Sul. São 180 criadores de novilho precoce no Estado, a maior parte deles está a 300 quilômetros de Campo Grande, em municípios como Maracaju.
Hoje o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Gabriel Maciel, disse que São Paulo deve permitir a entrada de animais a partir de segunda-feira, cumprindo assim a IN (Instrução Normativa) de nº 34, que diz que não há restrições para trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa de Mato Grosso do Sul para outros Estados, com exceção dos que estão nos cinco municípios interditados.

SIGA-NOS NO Google News