Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abate: União não tem disposição de indenizar 100%

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 19 de janeiro de 2006 - 09:10

Condição imposta pelo proprietário da fazenda Bonanza, de Eldorado, José Turquim, para que os 1.075 bovinos da propriedade sejam sacrificados, a União não está disposta a pagar os R$ 897,1 mil em que foram avaliados os animais da propriedade, segundo o superintendente de Agricultura de Mato Grosso do Sul, José Antônio Felício.

O proprietário tem liminares nas esferas estadual e federal que asseguram a integridade do rebanho, apesar de o Ministério considerar a fazenda foco, o que conforme lei só prevê indenização de 50% do valor dos animais. Em dezembro a União, na tentativa de solucionar o impasse, se comprometeu a pagar 50% do valor e depositar os outros 50% em juízo, até que se prove a inexistência de febre aftosa.

Somente com os abates dos animais da Bonanza os trabalhos de combate à doença poderão ser considerados
realmente concluídos e com a vinda da missão européia marcada para 23 de janeiro o governo acaba tendo de correr contra o tempo. Ontem o proprietário da Bonanza, José Turquim, esteve em Campo Grande, mas não houve acordo. Felício afirma governo estadual poderia estar complementando o valor dos animais com o Fesa (Fundo Emergencial de Sanidade Animal), mas os recursos do fundo acabaram.

SIGA-NOS NO Google News