Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abate de bovinos foi retomado esta manhã em Eldorado

Graciliano Rocha e Aline Santos, de Eldorado - 12 de outubro de 2005 - 14:09

Adriano Hany
Adriano Hany

Mais de 100 técnicos da Iagro e do Ministério da Agricultura continuam trabalhando para manter isolado o foco de febre aftosa na fazenda Vezozzo, em Eldorado, a 435 km de Campo Grande.

Na fazenda onde foi confirmada a doença em 153 animais na segunda-feira continua o sacrifício do rebanho. O abate começou ontem, mas foi interrompido pela chuva. A manhã de hoje está ensolarada e o trabalho na fazenda começou logo cedo. Até o final do dia, deverão ter sido sacrificados 582 cabeças de gado e sete porcos na propriedade. Os animais estão sendo abatidos a tiros.

O acesso à fazenda é restrito aos sanitaristas. Foram estabelecidas cinco barreiras fixas. Duas delas estão nos arredores de surgimento do foco – uma na estrada vicinal que liga a BR-163 a um conjunto de fazendas na região. Outra na entrada da fazenda. Todo veículo que chega ao local é esterilizado com uma solução à base de sabão e iodo. Até os cavalos, principal meio de transporte dos trabalhadores da região, recebem a solução.

Num raio de três quilômetros a partir da Vezozzo, outras três fazendas estão interditadas. Nenhum animal ou produto de origem animal pode deixar o círculo. Um segundo círculo de isolamento sanitário, com um raio de 15 quilômetros, foi estabelecido pelas autoridades. Nele estão, 76 propriedades rurais – 9 delas também foram interditadas.

O centro nervoso de toda a operação é a agencia da Iagro em Eldorado. Nela, mapas se espalham pelas paredes e o ritmo é frenético. Os técnicos também trabalham com suspeitas de novos focos em municípios vizinhos, mas por enquanto não há confirmação. As suspeitas estariam em Mundo Novo e Japorã.

A expectativa nesta manhã é grande com a chegada do ministro Roberto Rodrigues (Agricultura). Autoridades sanitárias do Paraguai já estão no local à espera do ministro para uma reunião. A proprietária da fazenda, Mariza Vezozzo, também está na Iagro. Ela espera conversar com o ministro para saber sobre as providências do governo com relação à indenização pelos prejuízos.

SIGA-NOS NO Google News