Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A vida de Conceição Barbosa Dias contada no livro A História de Cassilândia.

Corino Alvarenga - 31 de agosto de 2017 - 16:03

A vida de Conceição Barbosa Dias contada no livro A História de Cassilândia, de autoria de Corino Alvarenga

CONCEIÇÃO BARBOSA DIAS, MAIS UM FILHO DA CIDADE

Cassilandense não é tão-somente aquele nascido na cidade, mas quem vive aqui, é digno cidadão e respeitador dos princípios e dos costumes da Terra de Cassinha. Conceição Barbosa Dias é cassilandense nato, pois traz consigo o peso das duas coisas: é nativo e se dedicou às cores de Cassilândia.

Ele nasceu em 1930, filho do senhor Cândido Barbosa Dias e Maria Abadia Cândida. Ele casou com Alcinda Verônica Dias e o casamento ocorreu no dia 18 de janeiro de 1952. É pai de Maria Abadia Dias e Silvia Maria. A primeira é casada com Silvestre da Silva Nunes e passou a residir em Votuporanga, Estado de São Paulo.

Conceição Barbosa Dias citou alguns conterrâneos como Chaim, o primeiro prefeito nomeado, de Sebastião Leal, o primeiro prefeito eleito, de dona Hermelina Leal, professora, escritora e primeira-dama, do amigo Otávio Barbosa Sandoval. Lembrou do acidente de avião que culminou com a morte do filho de Fiico Pio, que foi uma grande tragédia na época, deixando Cassilândia consternada.

Conceição Barbosa foi vereador e presidente da Câmara Municipal durante a gestão do prefeito Laerte Paes Coelho, que, com sua ajuda, construiu a Praça São José com terreno doado por Cassinha, o fundador e dono da ideia.

Ele disse gostar muito de política e sempre fez parte de partidos políticos da cidade, mas sempre participando também de eventos sociais, tendo sido membro da diretoria do Cassilândia Tênis Clubes e contribuído com outras entidades e associações diversas.

Em 1960, montou a loja de secos e molhados Casa Aliança, um tipo de armazém que vendia de tudo um pouco, depois lidou com gado, comprou o posto Shell e o vendeu ao primo Ronan Barbosa, comprando a seguir a Fazenda Santa Rita, para sempre ia nos finais de semana com a esposa. Conceição Barbosa Dias escreveu, dessa forma, seu nome nos anais históricos cassilandenses por justo merecimento.

SIGA-NOS NO Google News