Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/06/2008 07:09

A última homenagem a Ruth Cardoso

Bruno Bocchini e Vinicius Konchinski /ABr

São Paulo - Milhares de pessoas prestaram hoje (25) a última homenagem à antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso, que morreu na noite de ontem (24), em São Paulo, de arritmia cardíaca. O velório está sendo realizado na Sala São Paulo, na região central da capital paulista, e contou com a presença de populares, políticos, amigos e intelectuais.

No final da tarde, a comitiva do governo chegou ao local para cumprimentar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e familiares. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi com a primeira-dama, Mariza Letícia, e sete ministros: Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Franklin Martins (Comunicação Social), Hélio Costa (Comunicações), Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Édison Lobão (Minas e Energia).

Também passaram pelo velório a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), além do presidente do Senado, Garibaldi Alves.


O presidente Lula preferiu a discrição e não concedeu entrevistas. Fernando Henrique, visivelmente abatido, acompanhado de filhos e netos, permaneceu a maior parte do tempo ao lado do corpo da mulher. Ele se retirou do velório no meio da tarde e voltou no início da noite para receber Lula.

Parte do caixão da ex-primeira dama ficou coberto com uma bandeira do Brasil. As coroas de florestas presenteadas foram tantas que lotaram o grande salão ao lado do local do velório. Algumas foram colocadas em uma das entradas da Sala São Paulo.

À noite, em entrevista a jornalistas, o governador de São Paulo, José Serra, disse estar consternado com a morte e destacou a experiência da ex-primeira dama à frente de políticas sociais. “Muito do que se fez depois, na parte social, foi inspirado nas teses dela. Ela ajudou a redefinir os rumos da política social do país”, disse.

Serra confessou que Ruth Cardoso foi pessoa fundamental em sua carreira política. “Quero dizer que ela foi a pessoa que eu, pessoalmente, mais ouvia a respeito da minha atuação na vida política.”

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também foi à Casa São Paulo para velar o corpo da antropóloga e se disse chocado com a morte dela. “Uma mulher que tinha luz própria e era referência para as demais mulheres brasileiras no campo profissional e acadêmico. Vamos reverenciar não a mulher de um presidente da República, ligada ao projeto político do país. Vamos reverenciar a Ruth Cardoso como uma mulher do Brasil, na maior dimensão que essa expressão pode contar", pediu.

De acordo com familiares, o ex-presidente Fernando Henrique havia recebido, até o início da tarde, telefonemas de diversas personalidades, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, sua esposa, a senadora norte-americana Hillary Clinton, e o rei da Espanha, Juan Carlos.


O velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, foi fechado para o público às 21h, permanecendo na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, apenas familiares e amigos. Seu corpo será sepultado na manhã de hoje

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)