Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A sensibilidade nas mamas fora do período menstrual

Agência do Rádio - 23 de novembro de 2006 - 07:08

Dores e inchaço nos seios são comuns todos os meses, desde a adolescência até a menopausa. Esse desconforto atinge 70% das mulheres, principalmente dias antes da menstruação. Mas, no restante dos casos, o incômodo não tem relação com o período menstrual. O distúrbio é chamado de alterações funcionais benignas da mama, o que antes era conhecido como displasia mamária. Os motivos podem ser os mais diversos. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, as causas podem ser infecções nos nervos do seio, lesões vasculares ou até problemas externos, como o de coluna. Para aquelas que acham que a sensibilidade extrema pode ser um indicativo de câncer, o especialista explica que não e aconselha.

"Normalmente, isso caracteriza apenas processos benignos, bons, não relacionados a câncer e que não vão aumentar o ricos para a paciente vir a ter câncer de mama. É claro que, sempre que a mulher tiver uma dor, é importante que passe pela avaliação do mastologista para que ele faça os exames de rotina, tranqüilizando a paciente e com isso fazendo, na grande maioria das vezes, desaparecer a dor."

Existem várias alternativas para o tratamento do distúrbio, que vão de vitaminas a reguladores hormonais. Para amenizar as dores, a mulher deve evitar excesso de alimentos que contêm cafeína e usar sutiãs largos que dão uma maior sustentação aos seios.

De Brasília, Eline Santos





SIGA-NOS NO Google News