Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A reunião que discutiu a pílula do dia seguinte

Janaína Gaspar - 04 de maio de 2005 - 07:34

Mais de 200 pessoas lotaram a Câmara Municipal de Cassilândia para debaterem o projeto de lei de autoria do deputado estadual Sérgio Assis (sem partido), que proíbe a venda e a distribuição gratuita do anticoncepcional de emergência “a pílula do dia seguinte”. A audiência pública foi proposta pelo vereador Zirlei (PDT) que manifestou a população cassilandense sua preocupação com a saúde da mulher.

“Esse assunto não é uma questão de religião e sim de saúde pública. Basta ler as contra-indicações presentes na própria bula do medicamento que percebemos que o medicamento põe em risco a vida. Não posso entender como o ministério da saúde distribui tal medicamento. O debate é salutar porque leva a conscientização”, ponderou Zirlei.

Um lote de contraceptivos de emergia já chegou em Cassilândia segundo afirmou o secretario municipal de saúde, Lázaro Antônio Castro.

“Mesmo sendo a favor da pílula, reconheço a iniciativa do deputado Sérgio Assis, precisamos aprender a debater as medidas de saúde pública para a população tenha uma opinião critica”, disse o secretário.

O médico Paulo Abud destacou que a falta de educação em saúde é o grande problema do Brasil.

“Por falta desta educação muitas vezes somos a cobaia do mundo. Nos deixamos ser usados para experimentar medicamentos. A pílula do dia seguinte é para emergência e as brasileiras estão usando quase que diariamente”, avaliou o médico.

O deputado Sérgio Assis finalizou afirmando que ficou contente com o interesse demonstrado pela população e pelo interesse dos presentes em perguntar sobre o tema. Espera que o seu projeto já aprovado na CCJ, da Assembléia seja aprovado pelo plenário.

SIGA-NOS NO Google News