Cassilândia, Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

Últimas Notícias

18/12/2017 11:00

A relação entre obesidade e a doença renal

Gazeta Esportiva

 

No dia 9 de março celebra-se o Dia Mundial do Rim. Neste ano, o tema abordado na ocasião foi “Doença Renal e Obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos rins para nossa saúde.

Muitos desconhecem, mas os rins têm papel fundamental no nosso organismo, sendo responsáveis por filtrar o sangue de toxinas e líquidos em excesso, os quais constituem a urina. Também regulam a pressão arterial, o ph sanguíneo, os níveis de água e sais do sangue, além de liberar hormônios como, por exemplo, a eritropoietina, responsável por estimular a medula óssea na produção de glóbulos vermelhos.

Igualmente desconhecida por muitos é a relação existente entre a obesidade e a doença renal crônica. Pessoas obesas fazem com que os rins tenham que trabalhar mais para filtrar mais sangue do que o normal, suprindo as exigências do organismo. Em longo prazo, esse aumento de trabalho pode danificar o rim e levar ao desenvolvimento da doença renal crônica.

Trata-se, então, de mais um dos males causados pela obesidade, além dos já conhecidos diabetes, hipertensão e doença coronariana, entre outros.

Para afastar riscos de doenças renais e demais males é fundamental manter-se ativo. Nesse sentido, a prática regular de exercícios físicos, sempre com a orientação de um profissional de educação física, e a alimentação balanceada com orientação de nutricionista são poderosos instrumentos. É através da conscientização de hábitos saudáveis que afastamos riscos da obesidade e de suas terríveis consequências para nosso organismo.

Diego Alves de Oliveira é bacharel em Ciência do Esporte, especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Funcional, membro do WTTC Masterminds, personal trainer e sócio da academia RED Line.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 17 de Janeiro de 2018
21:07
Loteria
21:05
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)