Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2017 11:00

A relação entre a alimentação e a saúde capilar

Gazeta Esportiva

 

Cerca de 2 bilhões de pessoas do mundo todo sofrem com problemas de calvície e queda dos cabelos. O número alto, apresentado pela Academia Americana de Dermatologia, é devido aos diversos fatores que prejudicam a saúde dos fios, como procedimentos capilares estéticos em excesso, estresse, ansiedade, pré disposição genética, dormir com o cabelo molhado, banhos com alta temperatura, uso frequente de boné e xampu com o ph incompatível com o couro cabeludo do indivíduo.

Porém, segundo o médico João Gabriel Nunes, especialista em tricologia, ramo da medicina que estuda os cabelos, um dos motivos recorrentes é a falta ou excesso de alguns nutrientes que atrapalham a saúde do couro cabeludo ao interferirem no ciclo de vida do cabelo. “Indivíduos que não se alimentam de forma adequada causam deficiência de alguns nutrientes para o organismo, principalmente quando a alimentação é pobre em proteína. A ausência desses nutrientes é um dos principais fatores que motivam a queda dos fios”, explica o especialista.

Os alimentos podem ajudar na nutrição e hidratação dos cabelos não só ao ingeri-los, mas ao serem colocados nos fios também. Um exemplo é o vinagre de maçã, que quando aplicado, além de hidratar e dar brilho para o cabelo quando estão secos e ressecados, é capaz de reduzir pontas duplas e ajudar nos tratamentos contra caspas e dermatites no couro cabeludo. O vinagre ainda ajuda na digestão da proteína, e por deixar o couro cabeludo saudável, devido aos seus benefícios, auxilia também no crescimento dos fios. Lembrando que para a aplicação de alimentos, uma análise prévia feita por um especialista é sempre necessária, pois o uso excessivo do vinagre pode ser prejudicial. O alecrim é outro alimento que quando aplicado ao couro cabeludo pode trazer vantagens para o indivíduo ao diminuir a queda do cabelo, pois ajuda na circulação sanguínea.

Leguminosas como feijão e lentilha, quando combinadas ao arroz, resultam em uma mistura de proteínas que dão origem a queratina, principal componente de fortalecimento dos cabelos. “A ingestão regular desses alimentos protegem o fio da queda”, complementa Nunes. Ainda para quem busca a tonificação dos fios, alimentos ricos em magnésio, como os frutos do mar, são importantes para formação de proteínas ricas que fortalecem os cabelos. Já para evitar fios opacos e quebradiços, os alimentos indicados são os ricos em cálcio, como leites e derivados.

Além dos alimentos, a ingestão de suplementação alimentar de vitamina C pode auxiliar na busca pela recuperação da estrutura capilar, porque protege os fios das agressões diárias que os cabelos enfrentam, como a poluição e a radiação solar, ajudando na remoção de moléculas que danificam a estrutura dos cabelos. Porém, ao mesmo tempo que pode ser usada contra a queda dos fios, o consumo de alta quantidade pode ser tóxica para o organismo, pois em excesso pode promover danos no sistema digestivo, alterando a ação de diversos medicamentos. Por isso é sempre necessária a orientação de um profissional qualificado para indicar o procedimento adequado e a quantidade.

Ademais, o cuidado com o corpo todo em si também tem grande importância na relação com a saúde capilar. Manter o corpo hidratado ao consumir bastante água, ajuda na hidratação não só da pele, mas dos fios também.

Por fim, o médico explicou que a alimentação variada e “colorida” é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do cabelo, e listou outros alimentos essenciais que colaboram com a saúde das raízes dos cabelos. “Frutas da cor vermelha, castanhas, nozes, espinafre, ovos, iogurte, carne vermelha, peixes, blueberry e frutas ácidas”, completa o doutor.

Nutrição e transplante capilar

O transplante capilar, método favorito de pacientes que sofrem de calvície, consiste na retirada dos fios um a um da área doadora, parte lateral e posterior da cabeça, e colocados nas áreas calvas. Por ser artesanal e deixar um aspecto harmônico, o transplante respeita a densidade e a angulação das hastes capilares, pois a técnica F.U.E deixa uma aparência mais natural. Outra grande vantagem desta técnica é que os fios implantados não cairão mais, pois são geneticamente protegidos contra a queda.

De acordo com o especialista Nunes, após a implantação dos fios alguns alimentos devem ser evitados, como os que possuem alto teor de glúten e carnes-secas de origem suína. “ Esses dois alimentos atrapalham o processo natural de inflamação, o que dificulta o processo de cicatrização”, explica o doutor.

Sobre Tricologia

Originada na Inglaterra em 1902, a tricologia é o ramo da medicina que estuda os cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles. Visto como uma moldura do rosto, os cabelos são considerados uma característica marcante do indivíduo e importantes para autoestima, pois transmitem a imagem desejada à sociedade. Com o propósito de solucionar problemas capilares, os profissionais da área buscam inovar com tratamentos clínicos diferenciados e, dependendo do caso, procedimentos cirúrgicos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)