Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2007 06:49

A prevalência de incapacidade funcional nos idosos

Agência Notisa

Pessoas analfabetas, com baixa qualidade de vida, saúde referida ruim/moderada, aposentadas, bem como aquelas pessoas com maior número de morbidades e seqüelas têm mais chances de não conseguir desenvolver determinadas funções.

A capacidade funcional é entendida como a habilidade física e mental para manter uma vida independente e autônoma. Opostamente, a incapacidade funcional define-se pela presença de dificuldade ou mesmo pela impossibilidade no desempenho de determinadas atividades básicas da vida cotidiana. Com o envelhecimento, muitos idosos não conseguem mais fazer algumas atividades do seu dia-a-dia. Nesse sentido, Marcos Pattussi e equipe da Universidade do Vale do Rio dos Sinos resolveram estimar a prevalência de incapacidade funcional em idosos e seus fatores associados.

Participaram do trabalho 352 pessoas com idade maior ou igual 60 anos do Município de Guatambu, em Santa Catarina. Todas foram submetidas a entrevistas realizadas pelos agentes de saúde. De acordo com artigo publicado na edição de novembro dos Cadernos de Saúde Pública, “o processo de envelhecimento tem preocupado, especialmente nos países em desenvolvimento, quando a discussão atinge a questão da capacidade dos sistemas de saúde para acolher a crescente demanda desta faixa etária da população”.

Os resultados do estudo mostram que a prevalência de algum tipo de incapacidade funcional (leve, moderada, grave ou total) foi igual a 30,5%, sendo maior nos analfabetos; nas pessoas com qualidade de vida baixa, nas pessoas com saúde referida ruim/moderada; nas aposentadas, bem como nas pessoas com maior número de morbidades e seqüelas associadas. A equipe explica que “baixos níveis de educação e piores condições sócio-econômicas estão associados a maiores riscos de deficiência e morte. Oportunidades de aprendizado podem ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades e confiança para se adaptar e desenvolver um processo de envelhecimento saudável. Idosos com melhores condições financeiras geralmente possuem melhor acesso à prevenção, tratamento e reabilitação”.



Dessa forma, os especialistas sugerem que a capacidade funcional depende da interação de fatores multidimensionais incluindo a saúde física, independência na vida diária, aspectos econômicos e psicossociais. “Com isso, o foco de atenção ao idoso é ampliado e melhores estratégias de planejamento, implementação e avaliação de ações podem ser encontradas com vistas à melhoria da qualidade de vida de uma população que embora seja a que mais cresça em nosso país, ainda é uma das mais excluídas das políticas públicas”, destacam no artigo.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)