Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercícios físicos de forma incorreta pode ocasionar o problema

Agência do Rádio - 13 de março de 2021 - 11:00

As câimbras podem durar alguns segundos ou até vários minutos. Geralmente acontecem quando a pessoa exagera na carga de exercícios físicos. As câimbras atingem mais os pés, as panturrilhas e os tornozelos, mas podem também ser sentidas nos braços, barriga e pescoço. Os principais sintomas são movimentos involuntários seguidos de dores intensas nos músculos. A fisioterapeuta do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do ministério da Saúde, Elina Monteiro, diz que além dos exercícios físicos as câimbras podem ter outras causas.

"É necessário avaliar que tipo de câimbra que está tendo, e porque ela está tendo. As pessoas podem ter câimbras por excesso de atividades físicas ou musculatura não muito preparada para aquilo. Mas as pessoas podem estar tendo câimbra por uma má circulação ou se tem uma doença já pré-existente, uma diabetes".

O personal trainer, Carlito Fernandes Souza, dá dicas para quem faz musculação em academia.

"A gente chegaria a uma fadiga muscular por mais repetições. Então, por exemplo, a gente fazendo um treino de dez repetições e dava uma pausa muito curta de cinco a dez segundos por exemplo. E faria novamente até quantas aguentarem. Então não precisa de um excesso de carga".

Os especialistas lembram que é fundamental ter uma alimentação saudável para evitar as câimbras. Eles recomendam muito líquido e alimentos com potássio, como a banana.

Reportagem, Alexandre Penido

Mundo Fitness: exercícios físicos de forma incorreta pode ocasionar o problema

SIGA-NOS NO Google News