Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A origem do DOF

Thobias Bambil - 20 de setembro de 2004 - 14:35

A origem do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, remonta ao ano de 1987, quando foi criado, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública, a 28 de maio daquele ano, através da Resolução n. 119/87, pelo então Secretário de Estado e Segurança Pública, Francisco Leal de Queiroz, o Grupo de Operações de Fronteira – GOF, com a responsabilidade pelo policiamento ostensivo itinerante, preventivo e repressivo, em toda a área de fronteira seca com a República do Paraguai, abrangendo cerca de 620 km.

A missão principal do GOF, desde sempre, foi o patrulhamento ostensivo em áreas rurais dos municípios fronteiriços com o Paraguai, objetivando combater o narcotráfico, o contrabando e ou descaminho, o furto/roubo de veículos e cargas, o abigeato e os crimes peculiares à região, como os assaltos às propriedades e proprietários rurais, falsa comunicação de crime (“golpe do seguro”) etc.

Desde aquela época o Grupo ficou diretamente subordinado, administrativa e operacionalmente, ao Secretário de Segurança Pública, e foi composto por policiais militares e policiais civis, fato inédito em todo o país.

Seu primeiro Chefe foi o Coronel PM RR Adib Massad, que anteriormente já havia sido designado Delegado de Polícia em várias localidades do Estado de Mato Grosso, como Cáceres, Cuiabá e Rondonópolis e também em Mato Grosso do Sul, nas Cidades de Três Lagoas, Paranaíba e Campo Grande, circunstância que lhe possibilitou transitar com desenvoltura entre as duas Instituições Policiais, a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Quando de sua criação o GOF estava sediado em Campo Grande, porém, devido à distância de sua área de atuação, no ano de 1989 a sede do Grupo foi transferida para a cidade de Dourados, e atualmente ocupa, desde 1994, em regime de comodato, instalações da Sociedade de Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança – SALVE, entidade proprietária do prédio, que tem por finalidade essencial suprir as necessidades do Grupo, suplementando o Estado em seu mister.

Através do Decreto Estadual n. 8.431, de 15 de janeiro de 1996, o GOF passou a ser denominado de Departamento de Operações de Fronteira – DOF, em virtude da reorganização administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e ampliação de seu efetivo.

Com a credibilidade alcançada pelo Departamento, que veio a tornar-se o órgão policial mais respeitado do Estado, sua área de atuação foi ampliada, passando a atender também a fronteira internacional com a República da Bolívia, o que foi feito através da Resolução SSP n. 228, de 21 de maio de 1999, do então Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Franklin Rodrigues Masruha, daí alcançando-se o total de 1.517 km de fronteira internacional, sob responsabilidade do DOF.

Atualmente, o DOF é um exemplo claro de funcionalidade, sendo o pioneiro na integração das polícias estaduais, servindo de referência para outros Estados, e tem sido um dos órgão que mais drogas apreende, que mais veículos recupera, que mais mandados de prisão cumpre e que recupera o maior número de animais furtados.


SIGA-NOS NO Google News