Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2004 14:35

A origem do DOF

Thobias Bambil

A origem do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, remonta ao ano de 1987, quando foi criado, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública, a 28 de maio daquele ano, através da Resolução n. 119/87, pelo então Secretário de Estado e Segurança Pública, Francisco Leal de Queiroz, o Grupo de Operações de Fronteira – GOF, com a responsabilidade pelo policiamento ostensivo itinerante, preventivo e repressivo, em toda a área de fronteira seca com a República do Paraguai, abrangendo cerca de 620 km.

A missão principal do GOF, desde sempre, foi o patrulhamento ostensivo em áreas rurais dos municípios fronteiriços com o Paraguai, objetivando combater o narcotráfico, o contrabando e ou descaminho, o furto/roubo de veículos e cargas, o abigeato e os crimes peculiares à região, como os assaltos às propriedades e proprietários rurais, falsa comunicação de crime (“golpe do seguro”) etc.

Desde aquela época o Grupo ficou diretamente subordinado, administrativa e operacionalmente, ao Secretário de Segurança Pública, e foi composto por policiais militares e policiais civis, fato inédito em todo o país.

Seu primeiro Chefe foi o Coronel PM RR Adib Massad, que anteriormente já havia sido designado Delegado de Polícia em várias localidades do Estado de Mato Grosso, como Cáceres, Cuiabá e Rondonópolis e também em Mato Grosso do Sul, nas Cidades de Três Lagoas, Paranaíba e Campo Grande, circunstância que lhe possibilitou transitar com desenvoltura entre as duas Instituições Policiais, a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Quando de sua criação o GOF estava sediado em Campo Grande, porém, devido à distância de sua área de atuação, no ano de 1989 a sede do Grupo foi transferida para a cidade de Dourados, e atualmente ocupa, desde 1994, em regime de comodato, instalações da Sociedade de Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança – SALVE, entidade proprietária do prédio, que tem por finalidade essencial suprir as necessidades do Grupo, suplementando o Estado em seu mister.

Através do Decreto Estadual n. 8.431, de 15 de janeiro de 1996, o GOF passou a ser denominado de Departamento de Operações de Fronteira – DOF, em virtude da reorganização administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e ampliação de seu efetivo.

Com a credibilidade alcançada pelo Departamento, que veio a tornar-se o órgão policial mais respeitado do Estado, sua área de atuação foi ampliada, passando a atender também a fronteira internacional com a República da Bolívia, o que foi feito através da Resolução SSP n. 228, de 21 de maio de 1999, do então Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Franklin Rodrigues Masruha, daí alcançando-se o total de 1.517 km de fronteira internacional, sob responsabilidade do DOF.

Atualmente, o DOF é um exemplo claro de funcionalidade, sendo o pioneiro na integração das polícias estaduais, servindo de referência para outros Estados, e tem sido um dos órgão que mais drogas apreende, que mais veículos recupera, que mais mandados de prisão cumpre e que recupera o maior número de animais furtados.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)