Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/06/2010 15:10

A oito dias da Copa, seleção brasileira treina em clima de festa em Soweto

Vinicius Konchinski, Agência Brasil

Joanesburgo - Faltando oito dias para o início da Copa do Mundo, a seleção brasileira treinou hoje (3) em clima de festa no bairro de Soweto. Cerca de 5 mil pessoas assistiram ao treinamento no estádio Dobsonville, na periferia de Joanesburgo, e fizeram muito barulho com suas vuvuzelas (espécie de corneta) enquanto os jogadores faziam exercícios leves e retribuíam com acenos o carinho dos sul-africanos.

O treinamento foi o primeiro aberto ao público realizado pela seleção na África do Sul. Os ingressos foram distribuídos gratuitamente pela polícia para os moradores de Soweto. Quem compareceu aproveitou para ver pela primeira vez alguns dos maiores ídolos do futebol brasileiro e do mundo.

“Kaka (sic)” , disse Otwa Elefu, de 15 anos, esquecendo a pronúncia do acento agudo no nome do seu jogador favorito da seleção brasileira, o meia Kaká. “Ele é o melhor.”

O jovem habitante de Soweto nunca tinha visto nenhum time profissional jogar ou mesmo treinar no estádio da sua vizinhança. Perguntado sobre o sentimento de assistir ao vivo um treinamento da seleção brasileira perto de sua casa, ele respondeu: “estou orgulhoso”.

Soweto é um dos marcos da luta contra o regime discriminatório do apartheid. Com maioria de habitantes negros e pobres, o local foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para o treino buscando promoção e divulgação da primeira Copa sediada no continente africano.

A estratégia da Fifa foi aprovada pela jovem Meema Mtheleni, de 25 anos, que também acompanhou das arquibancadas o treino da seleção. “Gostei muito do Brasil vir aqui”, afirmou. “As pessoas precisam vir até aqui para ver que, em Soweto, nós vivemos felizes.”

Para ela, a Copa trouxe uma vibração positiva e mais ação para a África do Sul. Soweto, disse Meema, também está sendo beneficiado. Quanto às decepções, até agora, ela só aponta uma. “Não acredito que o Ronaldinho não veio”, disse surpresa quando avisada que o jogador não havia sido convocado pelo técnico Dunga para a Copa deste ano.

Edição: Andréa Quintiere



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)