Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

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30/12/2017 11:00

A importância do treino de braços para as mulheres

Gazeta Esportiva

Sabe-se que a maioria esmagadora das mulheres que treinam exercícios de força (na maioria musculação) não gostam do treino de membros superiores. Entre as mais variadas desculpas, estão a de não querer “ficar grande”, não ter força suficiente para executar os movimentos, sentir dor após os exercícios, entre outras.

Poucas mulheres, porém, sabem os poderes e benefícios dos treinos frequentes de membros superiores e, para sabê-los, antes é preciso esclarecer essas desculpas tanto usadas por elas.

O risco de “ficar grande” só existe para mulheres que fazem esse tipo de exercício em intensidade e frequência elevada. E dificilmente mulheres treinam membros superiores com tal intensidade para esse resultado.

Para as que usam como justificativa a falta de força e a dor após os treinos, saiba que a dor é causada por micro lesões, efeito do treino de força em geral, ou seja, causadas por treino que exigem mais do que o músculo está acostumado. Simplificando, para elevar sua força é preciso treino com uma frequência adequada e intensidade adequada, para ganhos sem dores musculares excessivas e uma evolução programada e constante.

Desculpas esclarecidas, saibam, mulheres, que os treinos de membros superiores auxiliam diretamente na queima de gordura. Isso mesmo! Mulheres que treinam braços têm uma taxa metabólica basal mais elevada.

Para entender, vale a comparação de um carro parado, em ponto morto, mas com o motor em funcionamento, o que faz gastar combustível. No corpo humano, quanto maior a taxa metabólica, maior o gasto, mesmo quando a pessoa está parada. Isso sem deixar de citar que braços mais fortes são de extrema importância para a evolução dos exercícios com cargas mais elevadas e complexos como agachamento, afundo, entre outros.

A falta de um treino adequado para membros superiores interfere negativamente na evolução dos mais desejados exercícios femininos, que são aqueles voltados para coxas e glúteos, que ficam com suas capacidades não exploradas.

Viu como é importante inserir os braços em sua rotina de treino? Converse com um profissional de educação física habilitado para o exercício da profissão, para que ele acrescente os exercícios na medida certa em busca de melhores resultados.

Robson Santos

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

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