Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A importância do planejamento ao estudar para concursos

Portal Segs - 14 de outubro de 2015 - 15:00

Por qual matéria devo começar a estudar para meu concurso público? Essa e outras perguntas aparecem comumente para os concurseiros de todo o Brasil. A editora do site www.editalconcurso.com vai dar algumas dicas para que você possa planejar melhor os seus estudos e chegar à aprovação.

Por onde devo começar?

“O indicado é iniciar pelas matérias mais básicas da área que o concurseiro selecionou. O estudo de todo o grupo de disciplinas deverá ser feito de maneira paralela. Aquelas que você conta com mais dificuldades devem ser estudadas em horários e no dia da semana que você acredite que tenha melhor rendimento”.

Matérias de exatas e leitura

“O concurseiro deverá alternar as matérias de exatas, caso elas sejam cobradas, com aquelas que tenham maior leitura. As duas vão utilizar áreas diferentes de nosso cérebro. É provável que você veja matérias que nunca viu antes em sua vida, mas não é o caso de preocupação se o estudo está sendo feito organizadamente. A cada duas semanas, volte para uma matéria em específico para não esquecer aquilo que estudou”.

Material

“O material de apoio deverá ser de qualidade e basta apenas um para cada matéria. O seu estudo deverá ser dinâmico, pois assim você conseguirá manter a sua concentração. Caso observe que só esteja virando as folhas do material, pare e volte, pois há algo de errado”.

Parece que no início estudamos e não aprendemos
“Isso é uma coisa natural de se acontecer. O conhecimento vai necessitar de algumas boas revisões para que ele seja assimilado. Faça a leitura da teoria e, depois, pratique com alguns exercícios com uma consulta ao livro. Você vai achar mais fácil o entendimento da matéria e isso ajuda a fixar os conteúdos”.

Resumos

“É aconselhável que sejam feitas fichas para resumos para que os conteúdos sejam revisados futuramente. Sublinhe as informações que ache mais importante”.

Provas anteriores

“Depois que finalizar a teoria, faça algumas provas de outros concursos que sejam similares ao seu. Teste o seu conhecimento. Com isso, você vai observar se precisa se aprofundar mais em alguma teoria. Você pode encontrar uma ou mais matérias mais complicadas, mas isso é superado com muita dedicação”.

SIGA-NOS NO Google News