Cassilândia, Domingo, 29 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

06/12/2016 11:00

A importância do cálcio para a mulher

Portal Educação Física

 

A prática da corrida e de qualquer outra atividade física traz inúmeros benefícios para a mulher. Contudo, no universo feminino, a atividade física costuma estar sempre aliada a dietas muito restritivas que podem trazer prejuízos para a saúde da mulher. Um dos nutrientes que mais sofrem com esses regimes é o cálcio, que, quando não consumido na quantidade certa, pode causar, entre outras doenças, a osteoporose.

Prestar atenção na ingestão desse mineral desde cedo trará muitos benefícios para toda a vida da mulher, uma vez que evitará o desgaste e perda de massa óssea no futuro. Estudos mostram que é na adolescência que se ganha a maior parte da massa óssea que teremos na idade adulta, sendo o pico do ganho ósseo atingido, no geral, entre 20 e 25 anos.

A partir dos 30 anos, a atenção com a ingestão desse nutriente ganha ainda mais relevância, pois é quando há uma perda diária considerável de cálcio, por meio da pele, cabelo, unhas, suor, urina e secreções digestivas, dependendo da atividade física e da alimentação. Dietas que excluam, portanto, os produtos lácteos podem ter um grande impacto na qualidade de vida da mulher, já que o leite e os laticínios não-gordurosos são as principais fontes de cálcio.

Com a chegada da terceira idade, o cálcio passa a ser um dos principais micronutrientes que devem fazer parte da dieta diária da mulher, pois é quando há risco do aparecimento de doenças como a osteoporose e fraturas. A baixa presença desse mineral no organismo também pode comprometer outras funções vitais, por isso a importância ingerir alimentos como leite, iogurte, soja, tofu e vegetais verdes escuros.

Segundo médicos, recomenda-se ingerir de 800 a 1000 mg de cálcio por dia. Para se ter uma ideia, uma xícara de leite integral tem 300 mg de cálcio, já meia xícara de tofu pode conter entre 200 e 434 mg. Em casos de baixa ingestão, os suplementos podem auxiliar na adequação do estado nutricional.

(Fontes: Sanofi e Luciano de Melo Pompei, ginecologista e obstetra)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 29 de Novembro de 2020
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)