Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/05/2014 17:16

A importância da Economia para o Sistema de Saúde

Artur Salles Lisboa de Oliveira

Introdução.

Por trás da vasta oferta de produtos existente no mercado atualmente, que inclui planos de saúde individual, familiar e empresarial, sendo que muito deles passaram a cobrir, obrigatoriamente, certos medicamentos e procedimentos, há concepções econômicas de grande valia no sentido de estabelecer uma melhor gestão dos serviços de saúde.

É preciso que os economistas compreendam o campo da assistência da saúde mediante a percepção que este não se resume apenas a organizações distribuidoras de bens e saúde. Prover a população com assistência de saúde implica também auxiliar as pessoas a ultrapassar dificuldades e inconvenientes da vida, cuja tradução em números é impossível de ser realizada.

Relação entre Economia e Saúde.
Economia e saúde estão estreitamente ligadas das seguintes formas: o estudo, a pesquisa sistemática e a aplicação de ferramentas econômicas a questões tanto estratégicas como operacionais do setor de saúde desaguaram na Economia da saúde.

Seguindo, as condições de vida de diversas amostras populacionais e seus desdobramentos sobre a saúde são objeto de estudo mediante o estabelecimento de conexões entre indicadores socioeconômicos e estatísticos do setor de saúde, como por exemplo, a renda e a mortalidade infantil. Pode-se concluir das duas variáveis mencionadas, que quanto menor a renda familiar, maior o número de óbitos de crianças até o primeiro ano de vida.

Ainda nessa linha, alguns estudos de cunho econômico demonstram com consistência o impacto do desenvolvimento econômico no nível de saúde de uma determinada população; ou ainda, a distribuição geográfica dos recursos à saúde; trabalhos comparativos entre sistemas de saúde de vários países; análises sobre os resultados concretos de programas específicos de intervenção na comunidade; dentre outros.

Quem ensina Economia da saúde?
Essa pergunta tem gerado muitas controvérsias.Alguns acadêmicos acreditam que a disciplina deve ser lecionada por um departamento de Economia e, assim, ministrada por um economista a partir de conceitos fundamentais que levarão os estudantes às aplicações específicas.

Por outro lado, outros professores sustentam que a matéria deve ser ensinada por profissionais multidisciplinares, o que inclui acadêmicos da área de saúde, com a coordenação de um economista qualificado.

Por fim, os economistas argumentam que a disciplina Economia da Saúde compõe cursos de especialização e pós-graduação como parte obrigatória ou eletiva, no processo de formação de administradores de saúde. Entretanto, nos cursos mencionados há uma presença bastante heterogênea de formações universitárias com nítido predomínio de profissionais da Medicina e da Enfermagem, cujos conhecimentos da área econômica não o qualificam a um adequado acompanhamento da matéria Economia da Saúde.



 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)