Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A homenagem ao pioneiro que completa hoje 104 anos de idade

Juvenal de Castro Vilella - 12 de janeiro de 2016 - 00:32

Zequinha de Castro completa hoje 104 anos de idade. Na foto com o neto Juvenal.
Zequinha de Castro completa hoje 104 anos de idade. Na foto com o neto Juvenal.

Em um breve relato quero falar um pouco deste grande homem que é meu avô Zequinha. Na data de 1912 nascia na fazenda ariranha município de Paranaiba um menino que ganhou o nome de José da Silva Castro, este cresceu, aprendeu a ler com sua mãe dona Isaura da Silva Lata e ajudava seu pai Eduardo José da Silva Castro nos afazeres da fazenda.

Vô Zequinha cresceu virou rapaz e veio a conhecer minha avó sua esposa Dona Iracema Paulino Borges (vulgo tia Iuca) no casamento do Tio Moleque seu irmão com a Tia Armanda, irmã da vó Iuca.

Casaram-se e tiveram 06 filhos: Nelson já falecido, Nilza, Odete, Josina, Sebastiana e Lino.

Foi o dono da Fazenda Salto por muitos anos e assim com o vilarejo crescendo vendeu a fazenda ao senhor Joaquim Silva e mudaram para a Vila São José naquela época. Os primeiros postes de arueira para a colocação da energia que vinha do salto foram cedidos por ele na Rua Joaquim Balduíno, as gueirovas plantadas e que estão até hoje na Rua Domingos de Souza França ao lado da praça foram doadas por ele.

Grande homem que tinha uma visão além da sua época, cidadão com grande influência política juntamente com a vó Iuca e com seus irmãos fundaram a UDN e logo depois foram para ARENA .

Na sua residência frequentada por grandes nomes políticos que vinham em Cassilândia passaram por lá para aquela visitinha e saboreando os com os quitutes e bolos deliciosos que a vó Iuca fazia e que são eles: Rubens Figueró, José Fragelli, Harry Amorin, Valdomiro Gonçalves, Fernando Correia da Costa, Rachid Saldanha Derzi e tantos outros. O tempo passou os filhos cresceram, casaram, vieram os netos, bisnetos, tataranetos, e em 18 de agosto de 1993 a vó Iuca faleceu e mesmo assim meu vô Zequinha seguiu em frente com sua vida, aproveitou e viveu intensamente por todos esses anos e hoje dia 12 de janeiro de 2016 ele está completando 104 anos de vida.

Parabéns quem me dera poder ter e desfrutar de tanto vigor, saúde, animo, esperança e de ser este grande homem e exemplo para todos nós “sua família”.

Muitos anos de vida ainda para o senhor e que Deus te abençoe sempre de seus netos Juvenal e Marluce, sua filha Nilza e seu genro Dr. Longuinho.

SIGA-NOS NO Google News