Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A história política de Ramez Tebet

Perfil News - 18 de novembro de 2006 - 07:40

Considerado por todos como a maior expressão política de Mato Grosso do Sul, Ramez Tebet é um raro caso de político que conseguiu alcançar o mais elevado destaque logo no seu primeiro mandato de âmbito federal - ele foi eleito senador por dois mandatos consecutivos (1995 a 2003 e 2004 até a data de hoje). Isso não constituiu uma surpresa para aqueles que puderam acompanhar sua carreira de homem público nos vários cargos que exerceu anteriormente, como prefeito de Três Lagoas (1975 a 1978), deputado estadual constituinte (1978 a 1982), vice-governador (1982 a 1986) e governador do Estado (1986 a 1987). Entre outros cargos públicos que ocupou, foi Secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul; Superintendente da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste), em Brasília; Promotor Público em Três Lagoas e Ministro da Integração Nacional.

NO SENADO

Sua atuação no Senado da República sempre mereceu o reconhecimento da sociedade e de seus pares. Basta lembrar que o Senador Ramez Tebet tem sido indicado, em anos seguidos, pelo DIAP - Departamento Inter-Sindical de Acompanhamento Parlamentar, como uma das cem mais importantes lideranças políticas do Congresso Nacional. De seus colegas do Congresso sempre recebia a incumbência de exercer importantes e delicadas missões, o que só vem comprovar a confiança que seu trabalho inspira em amplos círculos da vida nacional.

Dentre essas missões, destacam-se algumas, por sua especial relevância. Como relator do Projeto SIVAM, pôde desenvolver um trabalho impecável para a garantia da soberania nacional, e para a defesa efetiva de nosso território. Igualmente impecável foi seu trabalho como relator do Orçamento Geral da União, num dos raros anos em que este foi discutido e votado obedecendo estritamente aos prazos estabelecidos na Constituição. Ao exercer a Presidência da CPI do Judiciário, conquistou a admiração e o respeito dos brasileiros de todos os quadrantes, pela seriedade, equilíbrio e firmeza com que soube dirigir os trabalhos da Comissão. Foi isso, seguramente, que lhe valeu a indicação para a Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, onde puderam ser provadas, mais uma vez, suas altas qualidades de homem público. Basta dizer que sob sua direção, sempre firme e isenta, chegamos, ao final de um longo e delicado processo, à primeira cassação, em nossa história, de um Senador da República. Outro processo, igualmente delicado e polêmico, levaria à renúncia dois dos mais poderosos senadores de então.

MINISTRO DE FHC

Convocado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para dirigir o Ministério da Integração Nacional, tomou posse em 20 de junho de 2001, conquistando quase imediatamente a confiança e o entusiasmado apoio dos técnicos da Pasta e dos órgãos a ela subordinados. Sua gestão, entretanto, encerrar-se-ia três meses depois, quando, convocado por seus colegas senadores, pediu demissão do cargo de Ministro para concorrer à Presidência do Senado Federal, que enfrentava àquela altura uma de suas mais graves crises, que culminou na renúncia do então Presidente Senador Jader Barbalho.

O presidente Ramez Tebet pacificou o Senado Federal, conduzindo a Câmara Alta – e, por extensão, todo o Congresso Nacional – de volta ao caminho da normalidade institucional e da produção legislativa. Deixou a Presidência, ao término do seu mandato, contando com a aprovação e o reconhecimento de todos os seus pares.

Concorrendo à reeleição para o Senado em 2002 (para o período de 2003 a 2011) recebeu consagradora votação de seus conterrâneos sul-mato-grossenses: 734.253 votos, quase duas vezes e meia o número de votos que obtivera na eleição anterior.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Como parlamentar, Ramez Tebet sempre atuou de forma dinâmica, apresentado importantes projetos visando ao aperfeiçoamento de nossas instituições. Numa listagem nem de longe exaustiva, podem ser lembrados o projeto que propôs a mudança no conceito de empresa nacional; o que estabeleceu a tipificação do crime de tortura; vários projetos dedicados à questão da terra, como o rito sumário para a desapropriação; a alteração da idade para a aposentadoria compulsória do servidor público; a utilização dos recursos do FGTS para custear os estudos dos filhos dos trabalhadores; a isenção da taxa para aquisição da primeira Carteira de Identidade, entre outros. Recentemente, presidindo a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, foi Relator da nova Lei de Recuperação de Empresas, que veio substituir a antiga (e ultrapassada) Lei de Falências. Seu Relatório, bem como o texto final da lei, dele resultante, mereceram entusiásticos aplausos dos maiores especialistas da matéria, por dotarem o país de um instrumento legal moderno, ágil e adequado às necessidades do atual estágio do desenvolvimento brasileiro.

Apesar do grande destaque que seu nome alcançou em todo o país, o compromisso primeiro do Senador Ramez Tebet sempre foi com o progresso e o desenvolvimento de seu torrão natal, que começa em Três Lagoas, expande-se para o Estado de Mato Grosso do Sul e a região Centro-Oeste. Mas, Ramez tinha sempre em mira, obviamente, o bem-estar de toda a gente brasileira. Ramez Tebet estava convencido de que o Centro-Oeste era uma das mais importantes fronteiras para garantir o desenvolvimento sustentável de nosso país, pelas imensas potencialidades ainda não desenvolvidas de sua terra e de sua gente. Esse objetivo era o centro de toda a sua atividade pública, por ele tem lutado até hoje e continuará lutando sempre.

HISTÓRICO


Natural de Três Lagoas no dia 7 de novembro de 1936, Ramez Tebet era filho de Taufic Tebet e Angelina Jaime Tebet. Casado com Fairte Nassar Tebet, ele deixa os filhos Simone Nassar Tebet (Advogada e atual prefeita de Três Lagoas), Eduarda Nassar Tebet (Médica), Rodrigo Nassar Tebet (Professor) e Ramez Nassar Tebet (Advogado).

Acadêmico da Escola Superior de Guerra, ele cursou Direito pela Faculdade Nacional de Direito - Universidade do Brasil e por muitos anos exerceu a advocacia.

Iniciando a carreira política como prefeito de Três Lagoas no período de 1975 a 1978, na seqüência ele foi deputado estadual (1978 a 1982), vice-governador (1982 a 1986), Governador (1986 a 1987) e senador por dois mandatos consecutivos (1995 a 2003 e 2004 até a data de hoje). Presidiu o Congresso Nacional no período de

Entre outros cargos públicos que ocupou, foi Secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul; Superintendente da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste), em Brasília; Promotor Público em Três Lagoas e Ministro da Integração Nacional.

Homenagens Recebidas

Entre outras, ele recebeu as seguintes homenagens:

Título de Cidadão do Município de Antônio João-MS

Título de Cidadão do Município de Bataguassu

Título de Cidadão do Município de Bodoquena-MS

Título de Cidadão do Município de Brasilândia-MS

Título de Cidadão do Município de Campo Grande-MS

Título de Cidadão do Município de Cassilândia -MS

Título de Cidadão do Município de Costa Rica-MS

Título de Cidadão do Município de Coxim-MS

Título de Cidadão do Município de Cuiabá- MT

Título de Cidadão do Município de Dourados-MS

Título de Cidadão do Município de Eldorado-MS

Título de Cidadão do Município de Fátima do Sul-MS

Título de Cidadão do Município de Glória de Dourados-MS

Título de Cidadão do Município de Inhumas-GO

Título de Cidadão do Município de Itaquiraí-MS

Título de Cidadão do Município de Jaraguari -MS

Título de Cidadão do Município de Jateí-MS

Título de Cidadão do Município de Naviraí-MS

Título de Cidadão do Município de Nioaque-MS

Título de Cidadão do Município de Nova Alvorada do Sul-MS

Título de Cidadão do Município de Novo Mundo-MS

Título de Cidadão do Município de Paranaíba-MS

Título de Cidadão do Município de São Gabriel do Oeste - MS

Cidadão Benemérito da cidade de Três Lagoas-MS

Medalha do Mérito Alvorada do Governo do Distrito Federal - 1987

Doutor "Honoris Causa" da Universidade Federal de MS, 1988.

Medalha do Mérito Policial Militar da Polícia de MS

Membro Honorário do Ministério Público de MS

"Medalha do Pacificador" concedida pelo Exército Brasileiro -1995

Ordem do Mérito Judiciário Militar, do Superior Tribunal Militar, no Grau de "Alta Distinção"

Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, no grau de Grande Oficial, 30/04/1996.

Medalha do Mérito Aeronáutico - nov./96

Medalha do Mérito Judiciário Militar, do Superior Tribunal Militar

Destaque Político Nacional - Sebrae/ Clube dos Diretores Lojistas

Diploma de Honra ao Mérito - Governo do Distrito Federal - 2002


SIGA-NOS NO Google News