Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A grande maioria está insatisfeita com o próprio corpo

Agência Notisa - 16 de dezembro de 2005 - 06:52

Pesquisa mostra que as mulheres desejam um corpo mais magro e com pouco volume e que os homens querem ficar fortes e ter um baixo percentual de gordura.



busca pelo corpo ideal tornou-se uma febre nos últimos anos. A procura por atividades cresceu significativamente, principalmente entre os jovens. Para as mulheres, o tipo físico ideal é um corpo mais magro e menos volumoso. Já os homens querem ter um corpo mais forte e volumoso e com baixo percentual de gordura. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade Estácio de Sá em um estudo realizado com 186 pessoas que praticavam caminhada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O objetivo do estudo foi quantificar o tipo físico ideal e verificar o nível de insatisfação corporal de praticantes de atividade física. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, “a imagem corporal é uma construção multidimensional que descreve amplamente as representações internas da estrutura corporal e da aparência física, em relação a nós mesmos e aos outros. O processo de formação da imagem corporal pode ser influenciado pelo sexo, idade, meios de comunicação, bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura”.

Os pesquisadores verificaram que pelos valores de índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura, as mulheres preferem corpos mais magros e com volume corporal menor do que as recomendações de saúde. Já a tendência masculina é a de possuir um corpo com maior volume e menor quantidade de gordura corporal. Em relação à insatisfação corporal, eles constataram que as mulheres apresentaram um nível de insatisfação semelhante de 76% e os homens de 82%. “Os indivíduos que iniciam um programa de atividade física, na maioria dos casos, buscam, de alguma maneira, modificar as formas e proporções de seu corpo. Essa valorização exacerbada de baixos níveis de gordura corporal, a comparação entre os indivíduos que freqüentam o mesmo ambiente, além de opiniões da própria família, levam as pessoas a apresentarem altos níveis de insatisfação com a aparência do corpo”.

A equipe alerta, no entanto, para a importância de se adotar um programa de atividade física adequado: “a insatisfação com a imagem corporal leva as pessoas a iniciarem um programa de atividade física. Um programa de atividade física bem elaborado pode reduzir o peso corporal, como é o desejo das mulheres ou, como desejam os homens, aumentar a massa muscular. Na verdade, a prática de atividade física pode levar os indivíduos a alcançar os corpos que idealizam. Entretanto, a prática de atividade física, em alguns casos, pode resultar em conseqüências negativas, aumentando, nas mulheres, a preocupação com a magreza e, nos homens, ocasionando o fenômeno conhecido como dismorfia muscular ou anorexia reversa”.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News