Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2005 06:52

A grande maioria está insatisfeita com o próprio corpo

Agência Notisa

Pesquisa mostra que as mulheres desejam um corpo mais magro e com pouco volume e que os homens querem ficar fortes e ter um baixo percentual de gordura.



busca pelo corpo ideal tornou-se uma febre nos últimos anos. A procura por atividades cresceu significativamente, principalmente entre os jovens. Para as mulheres, o tipo físico ideal é um corpo mais magro e menos volumoso. Já os homens querem ter um corpo mais forte e volumoso e com baixo percentual de gordura. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade Estácio de Sá em um estudo realizado com 186 pessoas que praticavam caminhada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O objetivo do estudo foi quantificar o tipo físico ideal e verificar o nível de insatisfação corporal de praticantes de atividade física. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, “a imagem corporal é uma construção multidimensional que descreve amplamente as representações internas da estrutura corporal e da aparência física, em relação a nós mesmos e aos outros. O processo de formação da imagem corporal pode ser influenciado pelo sexo, idade, meios de comunicação, bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura”.

Os pesquisadores verificaram que pelos valores de índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura, as mulheres preferem corpos mais magros e com volume corporal menor do que as recomendações de saúde. Já a tendência masculina é a de possuir um corpo com maior volume e menor quantidade de gordura corporal. Em relação à insatisfação corporal, eles constataram que as mulheres apresentaram um nível de insatisfação semelhante de 76% e os homens de 82%. “Os indivíduos que iniciam um programa de atividade física, na maioria dos casos, buscam, de alguma maneira, modificar as formas e proporções de seu corpo. Essa valorização exacerbada de baixos níveis de gordura corporal, a comparação entre os indivíduos que freqüentam o mesmo ambiente, além de opiniões da própria família, levam as pessoas a apresentarem altos níveis de insatisfação com a aparência do corpo”.

A equipe alerta, no entanto, para a importância de se adotar um programa de atividade física adequado: “a insatisfação com a imagem corporal leva as pessoas a iniciarem um programa de atividade física. Um programa de atividade física bem elaborado pode reduzir o peso corporal, como é o desejo das mulheres ou, como desejam os homens, aumentar a massa muscular. Na verdade, a prática de atividade física pode levar os indivíduos a alcançar os corpos que idealizam. Entretanto, a prática de atividade física, em alguns casos, pode resultar em conseqüências negativas, aumentando, nas mulheres, a preocupação com a magreza e, nos homens, ocasionando o fenômeno conhecido como dismorfia muscular ou anorexia reversa”.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)