Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A grande emoção na leitura da mensagem do Fred

31 de julho de 2004 - 08:08

Foi lida na abertura do Reencontro, na noite de ontem, a mensagem enviada de Malta, por Alfredo Tagliaferro, que foi padre em Cassilândia e era conhecido como Fred. Está com um problema sério de saúde e está se tratando naquela país. A leitura da carta, foi a grande emoção da noite. Ao final, o apresentador João Girotto, pediu a todos que rezassem um Pai Nosso pela recuperação do querido Fred.

Veja a mensagem lida:
"Amigo Girotto,
Como voce pediu vou tentar escrever um pouco sobre a lembrança que tenho de Cassilandia
Pois bem ainda me lembro que naquela época (1966) morava em Paranaiba e para ir até Cassilândia quem não tinha carro próprio pegava o jipe Toyota que servia de transporte publico. Tinha vezes que demorava até 12 horas para chegar.
Em Cassilândia naquela época tinha uma capela pequena, pois a atual Igreja ja tinha sido começada mas há muitos anos estava parada. Atras da capela tinha um quarto pequeno onde se passava o fim de semana.
A praca da Matriz era largada, tinha um lugar para jogar football e o restante era mato. Nao tinha um pingo de asfalto em Cassilandia.
No fim da legislatura de Laerte foi feita a praça como esta atualmente. Ao redor asfalto mas sem nenhuma infraestrutura.
Em 1967 continuamos a construção da Igreja atraves de festas, quermesse, concurso de Rainha etc. Era época movimentada. Quando cobrimos a Igreja chegou a hora de demolir a capela antiga. Foi um problema serio pois ninguem dos trabalhadores aqueles assalariados ou os voluntarios queriam começar pois acreditavam que demolir igreja traz azar. Para mostrar que nao era assim tive que entrar com o jipe dentro da Igreja,amarrar uma corda forte na fachada da capela onde tinha pendurado um sino e puxei tudo para baixo. Assim começou a demolicão.
A maravilha do povo de Cassilandia entre outras coisas foi mostrada nesta Igreja pois foi terminada em poucos anos.
Na Igreja ainda tem coisas que relembram os Padres da Ilha de Malta tais como, as cruzes de marmore no presbíterio. Também a porta de frente quando fechada forma a Cruz de Malta da Ordem dos Cavalheiros de São João. Esta porta foi feita em Cassilandia por Mauro filho do Santo o ferreiro. Cada ponta daquela Cruz nos lembra as 8 beatitudes dadas por Cristo na Sermão da Montanha. Uma das ultimas coisas na administracao do Laerte foi o telefone. Toda telefonada passava pelo operador, tipo PBX.
Depois entrou o prefeito Ib Fabres Queiróz. A preocupação naquela época era a instalacao da Escola Normal para preparar professores pois havia falta.
Lembro bem a preparação que tivemos , eu mais 7 professores em Cuiabá.
A Escola Normal abriu novos horizontes para os estudantes cassilandenses pois deu oportundidade também para aqueles sem condição financeira. Ainda tenho saudades daquele tempo quando corria atrás do aluno para assistir as aulas
Nao posso deixar de falar do maravilhoso grupo da JACC.
Essa e uma das coisas que se pode dizer: acontece uma vez e nunca mais.
Nunca se podia imaginar que uma coisa simples se tornasse tão grande, pois foram muitos os trabalhos sociais feitos por este grupo na época, inclusive a construção de casas para os pobres, isto com a ajuda da Prefeitura. Mas o mais importante é a valorizacao do ser humano, e o elo de amizade que nos une e quando nos encontramos sentimos mesmo como única familia e tenho certeza que quem não pensa assim é porque nunca fez parte dela.
Sei que todos ou quase todos estãoo reunidos aqui neste dia do 1 Reencontro. Gostaria muito de poder também participar ,mas como todos sabem da minha situaçãao não posso viajar. Procuro aceitar com paciência e espírito de sacrifício todos os contratempos que esta situação me imp~ee. Posso lhes dizer que não é fácil. Só mesmo com o conforto da religião, com a conscientização de que somos nesta terra de passagem, somos peregrinos e que temos de retornar ao Criador. e que enfrentamos com coragem o nosso dia a dia.
Quero agradecer a todos aqueles que tive a oportunidade de encontrar nas 3 vezes que estive aí. Foram dias de grande alegria nos quais recebi muito afeto, muito conforto muita oração e tudo isso a gente carrega dentro de si, e ninguem pode tirar ou apagar.
Quero agradecer a minha esposa pois sem a sua ajuda e incentivo essa pequenas lembranças não teriam sido possíveis pois com todos os medicinais que tomo não é possível se concentrar.
Parabéns a todo o povo de Cassilandia pelo meio seculo de vida da cidade e parabéns especial a todos os organizadores deste 1 Reencontro e que se possa repetir nos proximos anos.
Agradeço ao Dr. Girotto pela oportunidade que me deu de entrar em contato com todos os meus amigos. Aproveito tambem para lhes dizer que minha casa e sempre aberta para receber qualquer amigo.
Um grande abraço meu e da Terezinha a todos voces.
Fred

SIGA-NOS NO Google News