Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A fundação de Cassilândia, segundo Amin José

03 de agosto de 2006 - 08:33

Joaquim Balduino de Souza é o fundador de Cassilândia, inclusive fez a doação da área para edificar a cidade. Existem poucos documentos da época. Amin José, que é considerado aquele que construiu a primeira casa no povoado, tinha um diário. Veja um resumo da história, segundo a sua ótica e que foi publicado na Wikipédia, que é uma enciclopédia aberta e todos podem ajudar a fazer a história.

"O comerciante Amin José procede do município de José Bonifácio para Três Lagoas em 21 de março de 1943 em busca de novas oportunidades em Mato Grosso. Após hospedar-se em várias casas e sempre trabalhando com vendas, observou na região uma grande quantidade de famílias que ali residiam trabalhando com agricultura e pecuária.

Por estarem longe de qualquer centro urbano, ocorreu-lhe a iniciativa da formação de uma vila na região.

Após requisitação, o fazendeiro José Balduíno de Souza (conhecido como "Cassinha") cedeu terras para instalação da vila sob condição de não oferecer mais nenhum auxílio.

No dia 5 de dezembro de 1944, Amin adquiriu uma área de 60 por 40 metros quadrados em uma terra pouco inclinada e que terminava no córrego Palmito. Com a contratação de um ajudante, em poucos dias lhe foi entregue uma casa de pau-roliço de cavaco, na qual passaria a habitar com sua família. Esta casa é reconhecidamente a primeira habitação da cidade sendo vista na foto abaixo.

Apesar de críticas baseadas em vilas fracassadas como São Pedro, Amin continuou com o desejo de iniciar uma cidade no local com a limpeza do terreno e criação da primeira rua, batizada de Joaquim Balduíno de Souza.

Já se passava um mês de sua instalação no local e, com Cassinha, Amin separou o terreno no qual seria criado a primeira igreja e decidiram que seu padroeiro seria São José devido ao sobrenome de Amin. Na mesma data determinaram o local da primeira escola e da casa do padre.

Ainda em 1945, Amin construiu e mudou-se para uma casa de alvenaria para que desse início a contrução da vila. Em consideração ao nome da vila, como já havia sido homenageado na Matriz de São José, Amin decidiu pelo nome de "Cassilândia" visando honrar o doador das terras José Balduíno de Souza, o "Cassinha".

Após delimitação dos quarteirões, as famílias começaram a se assentar no local provenientes principalmente de Goiás e São Paulo, interessadas em abrir seus empreendimentos comerciais."

SIGA-NOS NO Google News