Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

03/08/2006 08:33

A fundação de Cassilândia, segundo Amin José

Joaquim Balduino de Souza é o fundador de Cassilândia, inclusive fez a doação da área para edificar a cidade. Existem poucos documentos da época. Amin José, que é considerado aquele que construiu a primeira casa no povoado, tinha um diário. Veja um resumo da história, segundo a sua ótica e que foi publicado na Wikipédia, que é uma enciclopédia aberta e todos podem ajudar a fazer a história.

"O comerciante Amin José procede do município de José Bonifácio para Três Lagoas em 21 de março de 1943 em busca de novas oportunidades em Mato Grosso. Após hospedar-se em várias casas e sempre trabalhando com vendas, observou na região uma grande quantidade de famílias que ali residiam trabalhando com agricultura e pecuária.

Por estarem longe de qualquer centro urbano, ocorreu-lhe a iniciativa da formação de uma vila na região.

Após requisitação, o fazendeiro José Balduíno de Souza (conhecido como "Cassinha") cedeu terras para instalação da vila sob condição de não oferecer mais nenhum auxílio.

No dia 5 de dezembro de 1944, Amin adquiriu uma área de 60 por 40 metros quadrados em uma terra pouco inclinada e que terminava no córrego Palmito. Com a contratação de um ajudante, em poucos dias lhe foi entregue uma casa de pau-roliço de cavaco, na qual passaria a habitar com sua família. Esta casa é reconhecidamente a primeira habitação da cidade sendo vista na foto abaixo.

Apesar de críticas baseadas em vilas fracassadas como São Pedro, Amin continuou com o desejo de iniciar uma cidade no local com a limpeza do terreno e criação da primeira rua, batizada de Joaquim Balduíno de Souza.

Já se passava um mês de sua instalação no local e, com Cassinha, Amin separou o terreno no qual seria criado a primeira igreja e decidiram que seu padroeiro seria São José devido ao sobrenome de Amin. Na mesma data determinaram o local da primeira escola e da casa do padre.

Ainda em 1945, Amin construiu e mudou-se para uma casa de alvenaria para que desse início a contrução da vila. Em consideração ao nome da vila, como já havia sido homenageado na Matriz de São José, Amin decidiu pelo nome de "Cassilândia" visando honrar o doador das terras José Balduíno de Souza, o "Cassinha".

Após delimitação dos quarteirões, as famílias começaram a se assentar no local provenientes principalmente de Goiás e São Paulo, interessadas em abrir seus empreendimentos comerciais."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)