Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/08/2006 08:33

A fundação de Cassilândia, segundo Amin José

Joaquim Balduino de Souza é o fundador de Cassilândia, inclusive fez a doação da área para edificar a cidade. Existem poucos documentos da época. Amin José, que é considerado aquele que construiu a primeira casa no povoado, tinha um diário. Veja um resumo da história, segundo a sua ótica e que foi publicado na Wikipédia, que é uma enciclopédia aberta e todos podem ajudar a fazer a história.

"O comerciante Amin José procede do município de José Bonifácio para Três Lagoas em 21 de março de 1943 em busca de novas oportunidades em Mato Grosso. Após hospedar-se em várias casas e sempre trabalhando com vendas, observou na região uma grande quantidade de famílias que ali residiam trabalhando com agricultura e pecuária.

Por estarem longe de qualquer centro urbano, ocorreu-lhe a iniciativa da formação de uma vila na região.

Após requisitação, o fazendeiro José Balduíno de Souza (conhecido como "Cassinha") cedeu terras para instalação da vila sob condição de não oferecer mais nenhum auxílio.

No dia 5 de dezembro de 1944, Amin adquiriu uma área de 60 por 40 metros quadrados em uma terra pouco inclinada e que terminava no córrego Palmito. Com a contratação de um ajudante, em poucos dias lhe foi entregue uma casa de pau-roliço de cavaco, na qual passaria a habitar com sua família. Esta casa é reconhecidamente a primeira habitação da cidade sendo vista na foto abaixo.

Apesar de críticas baseadas em vilas fracassadas como São Pedro, Amin continuou com o desejo de iniciar uma cidade no local com a limpeza do terreno e criação da primeira rua, batizada de Joaquim Balduíno de Souza.

Já se passava um mês de sua instalação no local e, com Cassinha, Amin separou o terreno no qual seria criado a primeira igreja e decidiram que seu padroeiro seria São José devido ao sobrenome de Amin. Na mesma data determinaram o local da primeira escola e da casa do padre.

Ainda em 1945, Amin construiu e mudou-se para uma casa de alvenaria para que desse início a contrução da vila. Em consideração ao nome da vila, como já havia sido homenageado na Matriz de São José, Amin decidiu pelo nome de "Cassilândia" visando honrar o doador das terras José Balduíno de Souza, o "Cassinha".

Após delimitação dos quarteirões, as famílias começaram a se assentar no local provenientes principalmente de Goiás e São Paulo, interessadas em abrir seus empreendimentos comerciais."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)