Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A frutose é realmente um vilão da saúde e da dieta?

Ativo.com/ - 08 de novembro de 2018 - 15:00

De tempos em tempos, escolhemos alguns alimentos que são os saudáveis da vez, e outros que são vilões. Curiosamente, eles trocam de papel frequentemente: uma hora são bons — até sair uma pesquisa que tem resultados diferentes de outras milhares de publicações.

Nunca acreditei em um alimento que fosse 100% saudável, do mesmo modo que nenhum outro é um vilão completo. Tudo dependerá da sua saúde, e sua genética, pois metabolizamos carboidratos e gorduras de formas diferentes. Por isso algumas pessoas comem muito e não engordam, enquanto outras comem pouco e ganham peso.

O vilão da vez é a frutose, um tipo de carboidrato muito comum nas frutas. Seu excesso pode causar alteração da flora intestinal, gerando uma série de problemas como gordura no fígado, resistência insulínica e ganho de peso. Mas o que não te contaram é que a quantidade de frutose nas frutas é baixa. Então, de onde vem a maior parte da frutose?

Nós inventamos o açúcar, também chamado de sacarose. Essa molécula é um composto de glicose com frutose. Logo, se tivermos uma dieta rica em açúcar refinado, consumimos muita frutose — e aí é onde mora o problema. Veja um comparativo rápido entre frutas e industrializados para você ter uma ideia da disparidade.

A quantidade de frutose contida nas frutas
laranja = 6 g
banana = 7 g
fatia de abacaxi = 6 g
xícara de morango = 3,8 g
metade de 1 mamão papaia = 6,3 g

Nos alimentos industrializados
refrigerante (lata) = 20 g
chocolate ao leite (100g) = 30 g
pasta de avelã (pote) = 125 g
bolo de chocolate (fatia) = 27 g
pacote de bolacha recheado = 48 g
suco de caixinha = 11 g

Logo, se você comer uma boa salada de frutas, estará ingerindo por volta de 15 g de frutose. Agora, ao almoçar e tomar 3 refrigerantes e 1 bolo de chocolate de sobremesa, estará ingerindo 87 g de frutose. Moral da história? Vamos comer mais alimentos de verdade e fugir dos alimentos processados.

SIGA-NOS NO Google News