Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/06/2014 18:47

A Festa de Corpus Christi ; como será?

Padre Antonio Maurílio
A Festa de Corpus Christi ; como será?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. È uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia, este ano ela será no dia 19 de junho. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. No ano passado o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de Maio, aconteceu uma linda movimentação da comunidade na véspera enfeitou toda a Praça São José, mas choveu a noite mas não deixou de acontecer a procissão, foi o resgate de uma tradição que estava adormecida na cidade de Cassilândia.


A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


Em Cassilândia este ano ficará na responsabilidade das escolas estaduais, municipais, particulares, catequese na confecção do maravilhoso tapete. Iniciaremos às seis horas(6H/MS) com o café comunitário no Auditório São José, partiremos para os enfeites, às onze horas(11h/MS) grande almoço comunitário e continuidade dos trabalhos, ao terminar haverá tempo para o banho e às 17H MS a Santa Missa e após a grande procissão e as bênçãos do Santíssimo Sacramento nos quatro cantos da praça São José nos altares: Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, parte de Cima na rua Sebastião Leal e rua Amim José. Será uma grande festa. Participe conosco.

Pe.Antônio Maurílio de Freitas - Pároco

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)