Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A escritora Lygia Bojunga recebe prêmio na Suécia

Agência Brasil - 27 de maio de 2004 - 10:51

A Rádio França Internacional divulgou a poucos instantes que a escritora brasileira Lygia Bojunga recebeu o prêmio Astrid Lindgren das mãos da princesa Vitória, herdeira da coroa sueca. Na cerimônia de honra, estava presente o ministro Gilberto Gil que foi a Estocolmo especialmente para a premiação.

Lygia Bojunga pretende usar o dinheiro recebido com o prêmio, quase R$ 2 milhões, para desenvolver projetos para jovens carentes, no centro cultural criado em parceria com seu marido em Arraial do Cabo (RJ).

A escritora gaúcha, radicada no Rio de Janeiro, foi premiada pelo conjunto de sua obra que inclui livros como a “Bolsa Amarela”, “Os Colegas” e “A Casa da Madrinha”. Seu último livro, “Retratos de Carolina” foi publicado em 2002.

Segundo a Rádio França, o prêmio Astrid Lindgren é o maior prêmio de literatura infantil do mundo e a segunda maior premiação literária pós o Nobel. Ele foi instituído pelo governo da Suécia há dois anos, em memória a escritora Astrid Lindgren, criadora da personagem Pipi Meia Longa e uma das figuras mais importantes da literatura infanto-juvenil.

Esta não é a primeira vez que Bojunga recebe um premio internacional. Em 1982, ela foi agraciada com o premio Hans Christian Andersen na Dinamarca.

SIGA-NOS NO Google News