Cassilândia, Segunda-feira, 24 de Julho de 2017

Últimas Notícias

12/02/2004 09:29

A diferença entre propaganda eleitoral e partidária

Dourados News

Ano de eleições. E mesmo longe do período eleitoral, que começa em junho, já é visível o movimento na política e na economia do país. Articulações partidárias, investimentos nas campanhas, escolha dos pré-candidatos. E no meio da política, está o eleitor ainda com muitas dúvidas a respeito da lei e do calendário eleitoral. O juiz eleitoral, Ruy Celso Barbosa Florence, explicou a diferença entre propaganda eleitoral e propaganda partidária.

O juiz disse que a propaganda eleitoral serve para captar votos e é feita às vésperas das eleições dentro de um calendário eleitoral. O cronograma é elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral e se inicia em julho. Já a propaganda partidária ocorre durante todos os períodos, serve para que o partido divulgue as suas idéias, faça a captação das pessoas que desejam se filiar ao partido. Transmita já aos filiados aquilo que o partido tem feito.

Candidatos que distribuem impressos fora do período eleitoral podem ser punidos. Segundo Florence, a justiça eleitoral é a única de tem o poder de polícia, ou seja, de agir imediatamente. Qualquer irregularidade na propaganda eleitoral fora do período, o juiz age de ofício e manda tirar o material.

O candidato também pode ser penalizado, o juiz toma as providências imediatas para fazer cessar aquela situação e encaminha após investigação para o ministério público para que ele prossiga com a investigação penal. Se for comprovado que o candidato é o agente indutor dessa propaganda, ele poderá ser penalizado inclusive com a perda da candidatura. O Código Eleitoral estabelece não só penalidades administrativas, como também o crime eleitoral.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 24 de Julho de 2017
Domingo, 23 de Julho de 2017
08:00
Receita do dia
Sábado, 22 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)