Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A crônica do Corino - Vai, Pinochet!

Corino Rodrigues de Alvarenga - 11 de dezembro de 2006 - 06:56

Cassilândia News
Cassilândia News

Vai, Pinochet!

Saiu neste domingo a notícia da morte do general Augusto Pinochet, o ditador chileno vai sem deixar saudade. Pinochet cometeu um grande crime contra civilização, além das três mil pessoas que matou para manter-se no poder: ele tirou do povo chileno a possibilidade de ser governado democraticamente por Salvador Allende, que, por ver desonrada a vontade soberana de sua gente, acabou cometendo suicídio.
O povo chileno, assim, acabou perdendo duas vezes: perdeu um político socialista de notáveis qualidades éticas, morais e cívicas e ganhou um déspota, um corrupto e um tirano com sede de poder. O Chile perdeu duas vezes.Vamos à notícia que saiu no portal Terra. Depois eu volto, amigos.

“Ex-general chileno Pinochet morre aos 91 anos

Domingo, 10 de dezembro de 2006 18:41
Terra

O ex-general chileno Augusto Pinochet morreu neste domingo no Hospital Militar de Santiago, aos 91 anos. Ele faleceu às 15h15 de Brasilia e a causa da morte, segundo seu médico, Juan Augusto Vergara, foi uma complicação inesperada. O último boletim de saúde, divulgado ontem, afirmava que o quadro de saúde era estável.
Pinochet estava internado havia uma semana, após sofrer um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar. "Às 13h30 (14h30 de Brasília), o paciente sofreu uma inesperada e grave falência que levou sua transferência em estado crítico à Unidade de Cuidados Intensivos, onde foram aplicadas todas as medidas médicas de ressuscitação, não se conseguindo a resposta médica positiva, falecendo às 14h15 (15h15 de Brasília)", diz o comunicado.
O médico Juan Ignacio Vergara afirmou que o ex-general morreu na companhia de sua família. Logo depois do anúncio da morte, seguidores de Pinochet foram ao hospital e gritaram para que a guarda baixasse a meio pau a bandeira chilena da entrada do local. Em contrapartida, grupos de motoristas buzinaram comemorando a notícia.
Saúde
O boletim divulgado ontem afirmava que Pinochet continuava em recuperação. Lucía, a filha mais velha do ex-ditador, disse que seu pai permaneceria no hospital por entre cinco e sete dias. O próximo boletim seria divulgado na segunda-feira.
Pinochet foi internado no último fim de semana, depois de sofrer um enfarte. Os médicos fizeram uma cirurgia de emergência no último domingo para a colocação de uma ponte de safena.
Acusações
O ex-ditador liderou um golpe de Estado no Chile em 1973, derrubando o então presidente socialista Salvador Allende, que acabou suicidando. A ditadura durou até 1990, quando o ex-presidente deixou o cargo para se tornar senador vitalício.
Durante o regime, o ditador dissolveu sindicatos e diminuiu o poder do Estado. O regime liderado por Pinochet deixou mais de 3 mil mortos e desaparecidos, enquanto centenas de milhares de chilenos partiram para o exílio. O ex-ditador foi acusado de abusos contra direitos humanos, corrupção e fraude.

Com agências internacionais

Redação Terra”

A morte do ex-general Augusto Pinochet não passa a borracha em cima de tantos crimes praticados. Mas é um consolo e ao mesmo tempo um alívio. A única coisa digna e boa que poderia ter feito, Pinochet fez neste domingo: brindar-nos com a sua ausência para sempre.
Aliás, espero mesmo que seja para sempre. Ele poderia voltar, sim, em forma de eterno fantasma, nos pesadelos de pais e parentes das milhares pessoas assassinadas em nome de um governo corrupto, injusto e totalitário.
Que nestes imaginários pesadelos chilenos, apareça, como o herói da resistência, a imagem de Salvador Allende, com sua espada também imaginária, sua brilhante retórica em nome dos menos favorecidos pela sorte. Vamos reviver aqui as sábias palavras de Allende?
- A los que aún están marginados de este proceso les digo: vengan, hay un lugar para cada uno en la construcción de la nueva sociedad.
El escapismo, la decadencia, la futilidad, la droga, son el último recurso De muchachos que viven en países notoriamente opulentos, pero sin ninguna fortaleza moral. No es ese nuestro caso:
Sigan los mejores ejemplos. Los de aquellos que lo dejan todo por construir un futuro mejor.
¿Cuál será nuestra vía, nuestro camino chileno de acción para triunfar sobre el subdesarrollo?
Nuestro camino será aquel construido a lo largo de nuestra experiencia, el consagrado por el pueblo en las elecciones, el señalado en el programa de la Unidad Popular."

Falar de Pinochet, sem citar Allende, é uma das maiores atrocidades que alguém poderia cometer. Seria o mesmo que lembrar de um grande criminoso e de um crime praticado sem citar a vítima que teve o pescoço decepado pelo machado do carrasco.
Vai, Pinochet. Vai tarde, mas vai. Eternas saudades, Allende. Eternas saudades.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
[email protected]

SIGA-NOS NO Google News