Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2007 08:25

A crônica do Corino: um rastro de destruição

Corino Rodrigues de Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

O município baiano de Jacobina, localizado a 330 quilômetros de Salvador, amanheceu hoje, Quarta-Feira de Cinzas, num verdadeiro caos. As fortes chuvas que caíram durante toda a madrugada deixaram um rastro de destruição, em que o saldo são casas destruídas, muros em ruína, verdadeiros rios saindo do alto das serras, os rios do Ouro e Itapicuru-Mirim transbordando e provocando destruição ainda maior, pedras rolando das serras, famílias desabrigadas. Muitas famílias desabrigadas.
Somente num período de cinco horas, da 0h até as 5h de ontem, choveu 168 mm, num medidor colocado no bairro do Tamarindo, onde, por sinal, choveu menos. A Imprensa local, com base em outros medidores, calcularam em mais de 200 mm de chuva neste período de cinco horas, o que é mais do que chove o ano todo por aqui.
A felicidade de uns termina diante da desgraça que se abate sobre outros. Este é o nosso caso: meu e da família. A nossa casa, localizada aqui na rua Antônio Manoel Alves de Mesquita, graças a Deus, nada teve e ficou intacta. Outros quatro vizinhos, porém, não tiveram a mesma sorte e o prejuízo foi gigantesco.
Eu sou um leigo no assunto, mas acredito que choveu mais nesta madrugada do que em todo o início de ano aqui em Jacobina.
Os acidentes geográficos acentuados que são características de Jacobina, com cachoeiras no alto das serras e suas ladeiras íngremes, são propícios para ocorrências catastróficas como deslizamento de terra e pedra, enxurradas gigantes e alagamento nas regiões ribeirinhas.
As cenas chocam e se tornam lamentáveis quando se vê famílias, que demoraram anos para construir as suas casas, saírem, chorando, cabisbaixas, carregando móveis e utensílios domésticos.
Uma imagem me chamou a atenção agora há pouco, por volta das 9h. Foi no bairro da Grotinha: um papagaio assustado dentro de uma gaiola, posta acidentalmente sobre um guarda-roupa destruído pelas águas da enchente.
O papagaio ainda teve sorte. Cães, gatos e outros animais acabaram morrendo soterrados ou levados pelas correntezas.
Um cãozinho preto de uma vizinha, porém, não viu chegar o seu dia e acabou sendo abrigado aqui em casa.
Chegou a informação pelo rádio que a Prefeitura acabou de decretar estado de emergência em Jacobina, suas equipes estão fotografando e registrando tudo para dar legalidade à decisão do alcaide.
Esses problemas comuns em cidades ribeirinhas são frutos da falta de planejamento urbano. As pessoas constroem casas em locais inadequados e o poder público nada faz para coibir essa prática.
Não é situação sui generis do Brasil, mas por aqui a falta de plano diretor nos municípios e a correção de décadas ou séculos de equívocos são causas diretas e aparentemente eternas.
O Nordeste é assim: quando não é seca, é chuva em exagero. Não há meio-termo. Ou é oito ou é oitenta.
Como esperar pela sapiência dos homens é pedir demais, o único jeito é apelar para o rapaz lá de cima e suplicar por chuvas na medida certa – nem menos nem mais.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)