Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A crônica do Corino - Sócrates

Corino Rodrigues Alvarenga - 06 de outubro de 2006 - 07:39

Cassilândia News
Cassilândia News

Sócrates

Sócrates – não graças a Xonofonte, mas a Platão – foi e é reconhecido como o sapientíssimo. Justamente porque, apesar de saber muito, era humilde o suficiente para reconhecer a sua ignorância.
E como somos ignorantes no dia-a-dia. Eu, mesmo da silva, às vezes me considero um gênio. Só se for gênio da burrice. Cansei de ler livros bons e, de vez em quando, eu os leio. Não adianta ler bons livros se você não conhecer a si mesmo, como ensinara Sócrates.
Eu, mesmo da silva, às vezes me considero um burro total. Aí estou sendo real. E só tenho a evoluir. Só o burro pode crescer para algum patamar.
O problema é você enganar a si mesmo. Quero aqui prestar um bom serviço ao amigo e à amiga, publicando esta síntese da vida de Sócrates. Outro dia pretendo fazer o mesmo em relação a outros filósofos. Aprendi o pouco que sei – e é muito pouco mesmo, pode acreditar! – com eles. É claro que não aprendi tudo. Não adianta você ter o conhecimento se não tiver competência para pôr em prática. Ter o conhecimento teórico é fácil; o duro, prezado amigo e prezada amiga, é fazer de forma correta. Leia aí o rápido estudo sobre Sócrates, o grande pensador grego – para mim, o maior pensador de todos os tempos.

“Sócrates nasceu em Atenas, no subúrbio de Alopeke, 469 anos antes de Cristo. Seu pai era escultor e sua mãe, parteira.
O método socrático, como desde antigamente se observou, tinha um pouco das qualidades das profissões de seus pais. Sócrates não impunha o conhecimento, mas à maneira da profissão materna, ajudava para que ele viesse à tona de dentro do discípulo, que o produzia por si mesmo.
Sua arte de dialogar, conhecida como maiêutica, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturição das idéias". Por outro lado, sua intenção era a formação autônoma da pessoa. Era converter, à maneira da profissão paterna, uma massa natural e sem forma em uma bela representação individual do espírito (Transformar Pedra Bruta em Pedra Polida). Daí resultava que o conhecimento primordial do homem que deve ser o conhecimento de si mesmo.”

Algumas das grandes citações do pensador Sócrates:

"É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo."

"A beleza é um reino muito pequeno."

"Eu só sei que nada sei."

"O que temos de fazer é instruir e não proibir."

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."

"Quatro características deve ter um juiz; ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente."

"Conhece-te a ti mesmo."

"Meu conselho é que se case; se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo."

"A eloquência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes."

"Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade."

Depois destas frases, você ainda quer que eu diga o que penso. Eu não penso nada. Eu nasci foi ali no Entroncamento do Itajá, na minha querida Cassilândia e estou aqui porque sou ousado. Quer saber de uma?
Au revoir, ami.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
[email protected]

SIGA-NOS NO Google News