Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/09/2006 08:28

A crônica do Corino - O radialista Edgard

Corino Rodrigues Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

- O radialista

A Rádio Patriarca era um sonho de um grupo de profissionais liberais e empresários de Cassilândia, minha terra natal, cravada no Bolsão, em Mato Grosso do Sul.
Do sonho à realidade, foi um pulo. Um pulo que deu um trabalho dos diabos, mas um pulo. Não existe força sobre a terra capaz de destruir o que tem que acontecer. E aconteceu.
Para dar certo, foi contratado o radialista Edgard Batista Neves, que cuidou de tudo, inclusive da grade da emissora. E, além disso, o rapaz tem aquele vozeirão, empostação da voz, dicção limpa e muito talento para o ofício de falar bonito, bem e direito.
Edgard foi o meu professor em locução, afinal eu era iniciante no ofício.
Os diretores João Girotto, Manoel Afonso e Wanderleiy de Carvalho confiaram em mim, escalando-me, ao lado do consagrado radialista Edgar, para a presentar o Rotativa no Ar, o programa de notícias que começa às 11 horas da matina.
A Patriarca fazia rádio de verdade já em sua inauguração naquele mês de novembro de 1984. Todos os textos do Rotativa e dos correspondentes eram fruto de escuta da Rádio Bandeirantes, com redação e com cozinha, que é o texto refeito para se adequar à realidade local.
Mesmo com aquele professor e tanto, eu cometia gafes e mais gafes. Uma fez o diretor Manoel Afonso pegar o telefone e ligar para lá.
- Você está louco? Época é proparoxítona e não paroxítona. O acento é na letra E, Corino.
Houve outras ligações para corrigir as falhas nossas. Um dia teve uma notícia sobre o governo do Rio Grande do Sul e eu troquei as bolas: em vez de Piratiní – o palácio do governo gaúcho – tendo o ni como sílaba tônica, ficou Piratíni.
Está certo que até hoje eu cometo crimes bárbaros contra a Língua Portuguesa. Mas muitas daquelas gafes se devem ao nervosismo, afinal encarar um microfone não é coisa tão simples. Depois que acende a luz vermelha “no ar”, é um deus-nos-acuda.
Mas, tendo um professor como Edgard Batista Neves, as coisas ficam mais fáceis. Espero que Edgard ainda esteja no rádio deste País. O rádio com ele fica mais rico. Sem ele, fica apenas rádio. Não tem o brilho nem o glamour de uma performance que é só dele.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)