Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

14/09/2006 08:28

A crônica do Corino - O radialista Edgard

Corino Rodrigues Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

- O radialista

A Rádio Patriarca era um sonho de um grupo de profissionais liberais e empresários de Cassilândia, minha terra natal, cravada no Bolsão, em Mato Grosso do Sul.
Do sonho à realidade, foi um pulo. Um pulo que deu um trabalho dos diabos, mas um pulo. Não existe força sobre a terra capaz de destruir o que tem que acontecer. E aconteceu.
Para dar certo, foi contratado o radialista Edgard Batista Neves, que cuidou de tudo, inclusive da grade da emissora. E, além disso, o rapaz tem aquele vozeirão, empostação da voz, dicção limpa e muito talento para o ofício de falar bonito, bem e direito.
Edgard foi o meu professor em locução, afinal eu era iniciante no ofício.
Os diretores João Girotto, Manoel Afonso e Wanderleiy de Carvalho confiaram em mim, escalando-me, ao lado do consagrado radialista Edgar, para a presentar o Rotativa no Ar, o programa de notícias que começa às 11 horas da matina.
A Patriarca fazia rádio de verdade já em sua inauguração naquele mês de novembro de 1984. Todos os textos do Rotativa e dos correspondentes eram fruto de escuta da Rádio Bandeirantes, com redação e com cozinha, que é o texto refeito para se adequar à realidade local.
Mesmo com aquele professor e tanto, eu cometia gafes e mais gafes. Uma fez o diretor Manoel Afonso pegar o telefone e ligar para lá.
- Você está louco? Época é proparoxítona e não paroxítona. O acento é na letra E, Corino.
Houve outras ligações para corrigir as falhas nossas. Um dia teve uma notícia sobre o governo do Rio Grande do Sul e eu troquei as bolas: em vez de Piratiní – o palácio do governo gaúcho – tendo o ni como sílaba tônica, ficou Piratíni.
Está certo que até hoje eu cometo crimes bárbaros contra a Língua Portuguesa. Mas muitas daquelas gafes se devem ao nervosismo, afinal encarar um microfone não é coisa tão simples. Depois que acende a luz vermelha “no ar”, é um deus-nos-acuda.
Mas, tendo um professor como Edgard Batista Neves, as coisas ficam mais fáceis. Espero que Edgard ainda esteja no rádio deste País. O rádio com ele fica mais rico. Sem ele, fica apenas rádio. Não tem o brilho nem o glamour de uma performance que é só dele.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)