Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/02/2007 07:49

A crônica do Corino - O livro e o site

Corino Rodrigues de Alvarenga

Graças a uma parceria envolvendo este cronista e o jornalista João Juarenço Girotto, diretor da Rádio Patriarca e do site www.cassilandianews.com.br, está em fase de projeto um link exclusivo contendo todo o teor do livro A Verdadeira História de Cassilândia, publicado em 1986, com 163 páginas, editado pela Gráfica e Editora Brasília, de Campo Grande – MS.
O conteúdo do livro, como sugere o título, é sobre a formação sócio-cultural de Cassilândia, além de trazer informações pertinentes à economia, à política e à história das principais famílias cassilandenses, especialmente a de Joaquim Balduíno de Souza, cognome de “Cassinha”, reconhecido, segundo se apurou nas pesquisas feitas junto a dezenas de famílias tradicionais, como o fundador do município.
A confecção do livro partiu de um árduo trabalho diário de pesquisas feitas junto a inúmeros pioneiros cassilandenses – vários deles infelizmente já falecidos nos últimos 20 anos.
O seu conteúdo tem sido utilizado como fonte de dados para trabalhos e teses em escolas, colégios, faculdades e universidades de Mato Grosso do Sul, mormente de Cassilândia; inclusive, pela internet, em consultas pelo Cadê e Google, é possível ter acesso a trechos da obra.
O esforço, nesse caso, será maior para Girotto e sua equipe, que têm carta branca para desenvolver o projeto, uma vez que, como lembra a sabedoria popular que “em casa de ferreiro, espeto de pau”, o autor não tem nenhum exemplar do livro que escreveu e publicou há mais de 20 anos.
O livro poderá ser transportado do papel para o processo digital através de scanner e formatação para tipos digitados ou mesmo através de digitação direta. O segundo processo demandaria um tempo maior, além dos cuidados inerentes à revisão. A escolha do processo irá requerer uma decisão do parceiro do projeto, João Girotto, um profissional preparado para uma missão de relevância cultural como essa.
A Verdadeira História de Cassilândia traz entrevistas com cassilandenses ilustres como Raul Rezende, Filó Lata, Velho Moleque, Velho Caboclo, familiares de Cassinha, Édio Amin, dados sobre o saudoso Amin José e a primeira professora Haidée Amin, familiares de Pernambuco, Manoel Afonso, João Girotto, Wanderleiy de Carvalho, Paulo Abud, Valdimiro Cotrin, Valdomiro Alves Gonçalves e tantos outros ilustres filhos da terra que é abençoada por Deus em pleno Vale do Aporé.
A capa do livro é uma montagem de fotografias do arquivo do Cassilândia Jornal e há fotos históricas que saíram da câmera de Dalmo Saucedo Curcio, especialmente a da sucuri medindo 14 metros que foi encontrada no córrego do Galheiro. Outras fotos de Cassilândia das últimas décadas dão à capa do livro beleza, informação e fragmentos de um município com uma linda história para contar.
O título do livro foi escolhido pelo saudoso jornalista Wanderleiy de Carvalho, que, após ler o seu conteúdo, fez a sentença aceita de pronto pelo autor.
- Estas pesquisas estão bastante aprofundadas e, portanto, acho importante colocar no livro o título de “A Verdadeira História de Cassilândia” – disse Carvalho, finalizando: - a palavra “Verdadeira” reforça o que, de fato, o livro é: verdadeiro.
Assim, diante da argumentação do experiente jornalista, o livro passou de “A História de Cassilândia” para “A Verdadeira História de Cassilândia”.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)