Cassilândia, Sábado, 29 de Abril de 2017

Últimas Notícias

27/02/2007 07:49

A crônica do Corino - O livro e o site

Corino Rodrigues de Alvarenga

Graças a uma parceria envolvendo este cronista e o jornalista João Juarenço Girotto, diretor da Rádio Patriarca e do site www.cassilandianews.com.br, está em fase de projeto um link exclusivo contendo todo o teor do livro A Verdadeira História de Cassilândia, publicado em 1986, com 163 páginas, editado pela Gráfica e Editora Brasília, de Campo Grande – MS.
O conteúdo do livro, como sugere o título, é sobre a formação sócio-cultural de Cassilândia, além de trazer informações pertinentes à economia, à política e à história das principais famílias cassilandenses, especialmente a de Joaquim Balduíno de Souza, cognome de “Cassinha”, reconhecido, segundo se apurou nas pesquisas feitas junto a dezenas de famílias tradicionais, como o fundador do município.
A confecção do livro partiu de um árduo trabalho diário de pesquisas feitas junto a inúmeros pioneiros cassilandenses – vários deles infelizmente já falecidos nos últimos 20 anos.
O seu conteúdo tem sido utilizado como fonte de dados para trabalhos e teses em escolas, colégios, faculdades e universidades de Mato Grosso do Sul, mormente de Cassilândia; inclusive, pela internet, em consultas pelo Cadê e Google, é possível ter acesso a trechos da obra.
O esforço, nesse caso, será maior para Girotto e sua equipe, que têm carta branca para desenvolver o projeto, uma vez que, como lembra a sabedoria popular que “em casa de ferreiro, espeto de pau”, o autor não tem nenhum exemplar do livro que escreveu e publicou há mais de 20 anos.
O livro poderá ser transportado do papel para o processo digital através de scanner e formatação para tipos digitados ou mesmo através de digitação direta. O segundo processo demandaria um tempo maior, além dos cuidados inerentes à revisão. A escolha do processo irá requerer uma decisão do parceiro do projeto, João Girotto, um profissional preparado para uma missão de relevância cultural como essa.
A Verdadeira História de Cassilândia traz entrevistas com cassilandenses ilustres como Raul Rezende, Filó Lata, Velho Moleque, Velho Caboclo, familiares de Cassinha, Édio Amin, dados sobre o saudoso Amin José e a primeira professora Haidée Amin, familiares de Pernambuco, Manoel Afonso, João Girotto, Wanderleiy de Carvalho, Paulo Abud, Valdimiro Cotrin, Valdomiro Alves Gonçalves e tantos outros ilustres filhos da terra que é abençoada por Deus em pleno Vale do Aporé.
A capa do livro é uma montagem de fotografias do arquivo do Cassilândia Jornal e há fotos históricas que saíram da câmera de Dalmo Saucedo Curcio, especialmente a da sucuri medindo 14 metros que foi encontrada no córrego do Galheiro. Outras fotos de Cassilândia das últimas décadas dão à capa do livro beleza, informação e fragmentos de um município com uma linda história para contar.
O título do livro foi escolhido pelo saudoso jornalista Wanderleiy de Carvalho, que, após ler o seu conteúdo, fez a sentença aceita de pronto pelo autor.
- Estas pesquisas estão bastante aprofundadas e, portanto, acho importante colocar no livro o título de “A Verdadeira História de Cassilândia” – disse Carvalho, finalizando: - a palavra “Verdadeira” reforça o que, de fato, o livro é: verdadeiro.
Assim, diante da argumentação do experiente jornalista, o livro passou de “A História de Cassilândia” para “A Verdadeira História de Cassilândia”.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)