Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/10/2006 06:02

A crônica do Corino - João Marinho, o engenheiro

Corino Rodrigues Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

João Marinho, o engenheiro

João Marinho, que praticamente todo mundo conhece em Cassilândia e em boa parte do Estado, é um engenheiro agrimensor prático. Ou melhor, era. Depois de décadas trabalhando como engenheiro autodidata, ele agora, recentemente, conseguiu o registro oficial. Este era o grande sonho que o meu irmão João Marinho conseguiu transformar em realidade. E com muito esforço.
Para quem não sabe, João Marinho é o engenheiro que mais realizou trabalhos na região de Cassilândia. Ele foi “transformado” em engenheiro por Dr. Ruy Hans, de Paranaíba, por sinal um profissional exemplar por décadas.
Sempre foi assim: João Marinho fazia o serviço de medição e registro de dados no campo, de fechamento de área e de elaboração de croquis e mapas no escritório; Ruy Hans assinava.
Agora isso mudou: João Marinho já pode assinar. É engenheiro na acepção da palavra. Na prática, sempre foi. Pelo menos desde que eu me entendo por gente. Ele começou nessa profissão lá pelos anos 50; há 50 anos, portanto.
Como estou muito distante dele, imagino a sua perseverança debruçado nos estudos para, somente agora perto de se aposentar na profissão, obter o almejado registro de engenheiro.
João Marinho talvez tenha conhecido o significado da palavra “perseverança” de uns tempos para cá, mas, na prática, poucos exercem tão bem o significado dessa palavra como ele.
João Marino é, antes de tudo, um perseverante. Todos podem desistir, mas ele não. João Marinho não desiste nunca.
Esse registro não irá mudar em nada o seu conhecimento em engenharia, em topografia. Ele sabe exatamente tudo da profissão. Tudo e mais um pouco.
Lembro-me de engenheiros formados, com diploma sob as axilas, que iam ao seu escritório para pedir socorro. Isso ocorreu por diversas vezes – e eu sou testemunha ocular disso.
O registro de engenheiro vem, sim, para realizar o sonho de João Marinho, que tantas vezes foi perseguido, que tantas vezes foi incompreendido, que tantas vezes viu tirarem o seu sol, o pão da boca de sua família.
A sua trajetória é longa. Teve que enfrentar muitas sucuris, muitas onças.
Lembro-me muito bem do serviço que fez para a Fazenda Campo Bom, no Chapadão do Sul, em que havia muitas onças rondando o acampamento. Eu fiquei com ele por várias semanas, dormindo em rede, caminhando dezenas de quilômetros a pé durante o dia, puxando trena, carregando balizas.
A onça roncava lá fora e eu não conseguia dormir cá dentro.
Isso sem falar na jaracuçu do Galheiro que quase o pegou. Nos bandos de queixadas, de antas e de tantos bichos do mato.
Foram cinco décadas de sofrimento, de angústia de espera. Mas o registro, finalmente, saiu. E saiu o diploma também.
João Marinho agora, amigos, é engenheiro total, engenheiro com E maiúsculo. Tem registro. Tem o diploma na parede. Depois de muito estudar. Mas, sobretudo, depois de muito saber fazer.
Agora o nome está lá na tabuleta: João Marinho, o engenheiro.
Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)