Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/01/2007 08:59

A crônica do Corino - Férias

Corino Rodrigues de Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

Eu vou fazer aqui com fazem as crianças que, depois das férias, fazem aquelas floridas redações na volta à sala de aula. E pode acreditar: inspiração não me falta.
Estive em Cafarnaum. Calma: não se trata da cidade bíblica em que Jesus Cristo realizou vários milagres e a transformou em seu quartel-general, não.
Cafarnaum a que me refiro é um pequeno município localizado no sertão baiano, perto de Morro do Chapéu e de Irecê.
E Cafarnaum tem uma particularidade: com sua terra vermelha e sua planície, sem uma única serra, tem a oferecer aos moradores muita poeira e, portanto, as suas casas são protegidas por uma lona plástica que é colocada sob o telhado. Tirando a poeira, o resto é só tranqüilidade.
Já no domingo, segundo dia de férias, levei a minha câmera digital e tive a oportunidade de filmar uma disputada final do Campeonato de Futebol da Queimada de Tiano, num povoado localizado a uns vinte quilômetros da sede do município.
Foi um jogo disputado entre as melhores equipes de Cafarnaum – XV de Novembro e Beira Rio -, que, depois de um placar apertado de 3 a 3, foi decidido nos pênaltis, ficando o XV de Novembro com o título.
Hoje entendo porque a Bahia revela tantos craques para o futebol brasileiro. Os baianos correm mais, têm mais garra e disputam a bola como se fosse um prato de comida. É garra pura. E muita técnica também. É nato no baiano.
Esse negócio de que baiano é preguiçoso é coisa do Casseta & Planeta. E se tiver um trio elétrico, então, ninguém segura o baiano.
E Cafarnaum tem a oferecer o fascínio do sertão nordestino com sua vegetação singular. Você, por acaso, já comeu alguma vez uma fruta de palma? É muito gostosa. E a palma serve para alimentar o gado em tempos de seca, isto é, quase todo o ano.
Na Bahia é assim: quando faz seca, amigo, é seca mesmo. E quando chove, sai de baixo. É chuva para dar com pau.
O sertão baiano tem algumas semelhanças com o cerrado sul-matogrossense. Por aqui é possível encontrar nambu, perdiz, teiú e até onça.
Eu ouvi umas histórias de onça. Mas, você sabe, como caçador exagera um pouco, comprei o peixe de acordo como me venderam. Se é que você me entende.
Aliás, você sabia que baiano chama “mentira” de “sugesta”? E “mentiroso”, portanto, vira “sugesteiro”. Baiano é bicho retado. Baiano não briga. Baiano negocia. E no final tudo acaba em paz. E em samba. Ou axé, é claro.
Depois das férias em Cafarnaum, dos dois tiros perdidos durante a caçada com uma cartucheira sem mira – a exemplo deste caçador de improviso que tem péssima pontaria -, dos babas (futebol), dos banhos em Olho d’Água, dos passeios e do descanso, eis aqui de novo este cronista para lhe chatear.
O negócio agora é pegar no batente. E ir em frente. Que atrás vem gente. E como vem.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
Corino_leia@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)