Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/11/2006 06:57

A crônica do Corino - "Estauta de tauba"

Corino Rodrigues de Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

A inocente e pequena Sara, uma menininha morena de oito anos, assistindo ontem à novela das sete da Globo, como todo brasileiro faz todas as noites, saiu com esta:
- Olha, ele ficou duro igual uma “estauta”.
Todos acharam graça. E como nesta vida nós cometemos enganos! A vida, por sinal, é feita de enganos e desenganos, amores e desamores.
O termo “estauta”, pertinente à estátua, é óbvio, fez-me lembrar um outro engano que muita gente comete ao dizer que uma pessoa é parecida demais com outra.
- Fulano saiu cagado e cuspido.
O termo, pelo que eu saiba, significa algo totalmente diferente, embora com sentido parecido, como, por exemplo, desta forma:
- O filho saiu ao pai esculpido em carrara.
Uma pessoa esculpida em carrara a outra sugere uma semelhança que beirasse a perfeição como a obra de Michelangelo.
Mas o que há de “estautas de taubas” por aí, cometidas, inclusive, por adultos, não é brincadeira. E ditos por “cagados e cuspidos”, porque assim somos nós no dia-a-dia, cometendo enganos e desenganos após enganos e desenganos.
Os maiores enganos desta vida são cometidos justamente pelas cabeças mais privilegiadas deste País.
Os diplomados, que fizeram ou estão fazendo mestrado e doutorado, com direito a passagem até por consagradas universidades dos Estados Unidos e da França, são responsáveis por enganos e desenganos que levaram o País aonde se encontra hoje.
Eu acompanho sempre as sessões do parlamento brasileiro pelas TVs Senado e Câmara e vejo o quanto os nossos deputados e senadores falam bonito, com lindas verborréias, com palavrórios bem lapidados, com discursos pertinentes e beirando a perfeição, com eloqüência próprias de grandes estadistas – nem todos, é verdade -, mas aí você começa a listar o currículo deles, o que fizeram enquanto governadores, o que fizeram enquanto prefeitos, o que fizeram enquanto gestores públicos nos seus Estados e nas suas cidades, e aí, boquiaberto, você percebe que a maioria está lá construindo belas “estautas de taubas”, todos “cagados e cuspidos”.
Tudo isso nos leva à dura e real conclusão: quem está construindo essas “estautas de taubas” e “cagados e cuspidos” somos nós.
Não adianta enganar e ficar se enganando: nós, juntos, somos os responsáveis pelos escultores políticos que estão dando forma ao Brasil.
Nós não tivemos um Michelangelo, mas tivemos um gênio igualmente talentoso: Aleijadinho. Michelangelo era bom em carrara e Aleijadinho não ficava devendo nada em pedra-sabão.
Enquanto isso, nós, também escultores, estamos aqui, no dia-a-dia, esculpindo “estautas de tauba”, porque à semelhança de nossos políticos – quando eles, a bem da verdade, saem do seio do povo -, nós somos igualmente “cagados e cuspidos”.
Ou, na melhor das hipóteses, fomos e somos em carrara esculpidos. Tudo depende da escolha do freguês – até porque cada caso é um caso.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)