Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/12/2006 08:58

A crônica do Corino - Em caráter experimental

Corino Rodrigues de Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

Em caráter experimental

Em novembro de 1984 a Rádio Patriarca já estava em caráter experimental e começava a funcionar oficialmente. A emissora havia contratado Edgard Batista Neves, genro de Josafá Dantas e esposo da professora Sandra, dono de grandes conhecimentos no setor.
Eu tive a honra de fazer, inclusive, locução nos intervalos musicais durante aquele mês de caráter experimental, um período obrigatório para qualquer emissora obter o seu registro junto ao Dentel. E lá estava eu, aprendendo aos poucos, sem grande segurança:
- Em caráter experimental, Rádio Patriarca. 1570 khz (à época, pois hoje mudou para 670 khz), Cassilândia, Mato Grosso do Sul.
Esta frase, exatamente esta, foi a primeira frase que utilizei no ar.
Foi como o primeiro vôo de avião, que tive a felicidade de fazer num teço-teco, de Júlio Martins, o gaúcho de Frederico Westphalen, na fazenda Julimar, no Chapadão do Sul.
Foi tudo naquele mesmo período: a primeira vez no ar. No rádio. No avião.
Aliás, a comparação é pertinente. Rádio é, na verdade, um avião. Um avião diferente. Que faz você viajar sem sair do lugar – a mesma definição que Frei Beto dá à leitura.
A Patriarca é um grande avião que faz você viajar para o mundo inteiro num passe de mágica. É a notícia que fala da guerra do Iraque, é a informação de que o imperador japonês está doente, é o fim de semana que o presidente dos Estados Unidos vai ter em Camp Davis, é o surdo de Aids que continua fazendo vítimas na África, é a invasão de madeireiros que estão desmatando a Amazônia, é a queda do preço do boi gordo em Mato Grosso do Sul, é o aniversário da dona Raimundo, que mora na Vila Izanópolis, e vai completar amanhã os seus 80 anos de idade, é o cachorro Rex do Renatinho, que mora ali na Amin José, que desapareceu e ele está desesperado, e, portanto, ele só acredita nas ondas da rádio Patriarca para reencontrar o seu animalzinho de estimação.
A Patriarca é tudo isso. É um enorme avião que tem no comando o piloto Girotto, ali firme, no dia-a-dia. Tem outros bons profissionais, é verdade. Mas a alma é o Girotto. Um dia com aquela peculiar gargalhada, outro dia mais sisudo, mas ali, firme.
Estes dias eu estava me lembrando do Valdeci Feltrin, o locutor da seriema. Ele atuou logo no início de vida da emissora, lá pelo final de 1984 ou início de 1985, tinha o canto da seriema na abertura do programa.
Lembro-me que também o seu programa trazia a voz do saudoso locutor de festa do peão boiadeiro, Zé do Prato. Gostava do seu programa, pois era logo cedo, logo ao raiar do sol. Um dia ele ficou em silêncio, foi embora e a seriema por onde anda eu não sei.
E o que dizer do vozeirão de Antônio Bento? Ele saía do posto de gasolina e ia para lá fazer o Suave é a Noite. Bons tempos aqueles.
A Patriarca é isso: é fazer você viajar para muito longe, para grandes sonhos, para outros horizontes.
Eu, por exemplo, estou aqui na Bahia e tão próximo de Cassilândia, tão perto da terra de Cassinha.
O que eu poderia, então, escrever, em relação a Patriarca, senão para agradecer por suas ondas diárias, constantes, que chegam até aqui trazendo o cheirinho de Cassilândia, o formato de Cassilândia, a caipirice de Cassilândia?
Para finalizar esta, só me resta dizer:
- Axé, Patriarca! Axé, meu guerreiro Girotto!
Depois desta, só tenho uma coisa a fazer: aumentar o volume para ouvir melhor as coisas de Cassilândia. Pela Patriarca, é óbvio.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corino_leia@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)