Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/11/2006 14:26

A crônica do Corino - Cassilândia, eu te amo

Corino Rodrigues de Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

Ao ter nascido no Entroncamento do Itajá, em julho de 1963, sob o signo de Câncer, tornei-me cassilandense, não só por ter nascido em seu território, mas por ter-me impregnado desse espírito de cassilandensinidade – se é que a palavra existe; do contrário, acaba de ser inventada! -, isto é, desse espírito de quem bebe a água do Rio Aporé. Quem bebe, amigo, volta sempre.
Eu sinto por Cassilândia um amor sem medidas. Mas não chega a ser um casamento. Tanto é que estamos distantes um do outro há 17 anos. Aliás, essa história de amor e casamento me faz lembrar uma outra história de domínio popular. Contou-me certa vez um amigo que Deus, em sua infinita sabedoria, criou o amor; e o Diabo, invejoso, foi lá e crau!... inventou o casamento.
Mas, como ia dizendo, é um amor sem medidas. Mas todo amor, por maior que seja, está sempre sujeito às agruras da infidelidade. Faço aqui, portanto, a mea culpa. Tenho sido um mau filho, a consciência me faz confessar. Paciência. Nasci assim. Talvez mude um dia, mas, sabiamente, minha avó já dizia que pau que nasce torto... O final você já sabe: morre torto.
Só não sou cassilandense no documento, embora tenha nascido nos domínios territoriais do município. Na época, Cassilândia já era município, mas não tinha comarca própria. Como havia se emancipado, política e administrativamente, de Paranaíba, está lá no meu RG: Paranaíba e não Cassilândia.
Não tenho nada contra Paranaíba. Ao contrário, tenho vários amigos paranaibenses. Mas gostaria – e muito – de ver Cassilândia no meu registro todas as vezes que tenho que usar o tal documento.
Tirando isso, tudo está mais certo do que boca de bode.
A internet tem me aproximado de Cassilândia, embora esteja morando em Jacobina, na Bahia. Ouço a Rádio Patriarca e leio praticamente todos os dias as notícias da terra de Cassinha pelo site Cassilândianews.
Aos meus conterrâneos cassilandenses, eu peço o seguinte: falem bem desta querida cidade. Cassilândia é acolhedora e humana. Oferece espaço para todos que a respeitem e trabalhem com honestidade e perseverança. Eu estou na Bahia porque sou, lá no fundo, um filho ingrato. Já pedi perdão a Deus. Acho que ele já me perdoou. O velhinho lá de cima é generoso pra chuchu, amigo. O perdão eu já pedi. Tenho a senha cá comigo. Estou aqui, de plantão, esperando o computador do homem fazer a leitura.
Para finalizar, Cassilândia, eu te suplico: acredite em mim. Embora não tenha sido um bom filho, juro, sem fazer figuinha: eu te amo, minha terra! Não acreditou? Tudo bem. Um dia irei aí para dizer isso. Pessoalmente. In loco. Ciao, bambina mia.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)