Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/08/2016 14:00

A ciência explica: a ingestão de café protege o fígado

fbg.org.br

A evolução dos estudos

Em 1990, pesquisadores japoneses demonstraram em animais de experimentação que a cafeína inibe o desenvolvimento de câncer do fígado, provocado por agentes químicos.Em 2005, dois estudos referendados pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, relataram que pacientes com lesão hepática de diferentes etiologias apresentavam menor risco de inflamação do fígado, quando consumiam café regularmente.

Em 2010, a revista Hepatology publicou trabalho demonstrando que duas ou mais xícaras de café por dia haviam sido relacionadas com menor índice de fibrose em pacientes com hepatite C.

Finalmente, em dezembro deste mesmo ano, Kalthorff e colaboradores conseguiram demonstrar em animais de experimentação como funciona o mecanismo de proteção do fígado pelo café: a bebida estimula o sistema enzimático UDPG (uribinodifosfoglicuronosiltransferase), que está localizado no microssoma das células hepáticas. Estimulada, esta enzima transfere para a toxina o glicuronato — principal responsável pela detoxicação — facilitando sua excreção pela bile. O efeito hepatoprotetor do café inicia-se rapidamente após dez dias de consumo diário, assim como desaparece dez dias após a sua retirada.

Por sua importante contribuição à ciência, a revelação mereceu editorial em conceituada revista médica (Gastroenterology 2010), com o título “In the search of the magic bullet...” (Em busca de um remédio milagroso...”)

No reverso da história, há muitos anos a bebida vem sendo desaconselhada pelos médicos, mesmo sem evidências científicas de que pudesse provocar doenças no estômago ou em outros órgãos. Com a revelação de Kalthorff, desde que a sua ingestão não provoque qualquer tipo de desconforto, o cafezinho está liberado, pois além do prazer da degustação, agora sabemos que ele está também protegendo o fígado de quem o consome.

E o coração, como é que fica?

Foi demonstrado que o café protege também o coração. Estudo prospectivo, coordenado por pesquisadores de Harvard e de Madrid, envolvendo 41.736 homens (profissionais da saúde) e 86.214 mulheres (enfermeiras), acompanhados durante dezoito e vinte quatro anos respectivamente, mostrou que o consumo regular de café diminuiu a mortalidade por doença cardiovascular (Ann Intern Med 2008; 148: 904).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)