Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

9 de outubro: Dia Mundial dos Correios

Eber B.S. de Arruda - 09 de outubro de 2004 - 08:18

Amanhã, 9 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Correios. A data é uma homenagem à primeira convenção coletiva da União Postal Universal. O encontro foi realizado em 1874, em Berna, na Suíça, para que o serviço postal universal fosse regulamentado. Em 1969, a UPU se reuniu de novo, desta vez em Tóquio, no Japão, e definiu a comemoração. No Brasil, A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi criada em 20 de março de 1969, substituindo o antigo DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). No Brasil, os Correios estão presentes em todos os municípios e contam hoje com 105 mil funcionários diretos. No Mato Grosso do Sul são 1.300 trabalhadores.

A União Postal Universal (UPU) é a agência especializada das Nações Unidas que regulamenta o serviço em nível mundial. Os serviços postais dos seus 189 países membros formam a maior rede de distribuição física do mundo. São aproximadamente 6,1 milhões de empregados trabalhando em mais de 700.000 agências postais no mundo. Anualmente, eles lidam com um total de 430 bilhões de cartas, impressos e encomendas no serviço interno e quase 10 bilhões no serviço internacional. O Brasil é membro da UPU desde 1977, sempre honrando seus compromissos para com este organismo internacional.

A UPU é de extrema importância para o desenvolvimento dos serviços postais, recomendando o princípio de unidade e o respeito à igualdade de direito de todos os países membros. Seu compromisso se fortalece a cada dia uma vez que busca harmonizar o relacionamento das nações facilitando e incrementando o intercâmbio cultural e comercial, divulgando o progresso científico e técnico e influenciando a economia mundial. Consciente que a troca de experiências é indispensável para o mundo.

Assessoria de Imprensa dos Correios/MS

SIGA-NOS NO Google News