Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

82% dos estudantes acreditam no jovem para mudar

CIEE - Assessoria de Comunicação - 16 de outubro de 2008 - 12:33

A maioria dos consultados pelo CIEE lembra em quem votou na última eleição e acredita que maior cobrança a políticos pode gerar mudanças

Duas enquetes realizadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) detectam que 82% dos estudantes acreditam que o jovem pode mudar os rumos da política e 59% lembram em quem votaram nas últimas eleições. Mesmo revelando pontos positivos, um dos levantamentos indica que um percentual alto dos respondentes sequer votou nas últimas eleições.

Primeira Enquete - Na primeira pesquisa, o CIEE propôs a seguinte questão: "Você acredita que o jovem pode mudar a política no Brasil?" Os que responderam afirmativamente indicaram dois caminhos para a melhora no cenário: cobrar mais dos candidatos nos quais votam ou candidatando-se a cargos públicos.

Alguns pontos alertam para a descrença de parte dos estudantes na classe política. Dos respondentes, 18% não acreditam que o jovem possa mudar a política no Brasil. Desse percentual, 68% descrêem que alguma mudança seja possível por entender que a juventude não é idealista e os demais por entenderem que na política só há corruptos.

Segunda enquete - O segundo levantamento perguntou aos participantes "Você se lembra em quem votou nas últimas eleições e acompanhou o que o candidato prometeu?" A maioria, 59%, lembra em quem votou. Destes, 66% acompanharam o desempenho de seus escolhidos, dos quais 30% afirmam que os políticos que ajudaram a eleger cumpriram as promessas de campanha.

Ainda com relação aos que lembram em quem votaram, 20% não acompanharam o desempenho dos eleitos. Do total de respondentes, 36% não votaram na última eleição, um terço por não ter título de eleitor. Finalmente, entre os todos que votaram, 5% não se lembram em quem.

Tabulação:

"Você acha que o jovem pode mudar a política no Brasil?"



Esta enquete foi realizada no mês de agosto de 2008 e contou com 6.822 respondentes.

DISCRIMINAÇÃO %
Sim, cobrando mais dos candidatos em que vota. 72
Não, porque o jovem hoje não é mais idealista. 12
Sim, candidatando-se a cargos públicos. 10
Não, porque na política só tem corruptos. 6
TOTAL 100

"Você se lembra em quem votou nas últimas eleições e acompanhou o que o candidato prometeu?"

Esta enquete foi realizada no mês de setembro de 2008 e contou com 4.374 respondentes.

DISCRIMINAÇÃO %
Sim, acompanhei, mas ele não cumpriu o que prometeu 27
Não votei nas últimas eleições 25
Sim, mas não acompanhei o que o candidato prometeu 20
Sim, acompanhei e ele cumpriu o que prometeu 12
Ainda não tenho título de eleitor 11
Não lembro em quem votei 5
TOTAL 100


Sobre o CIEE

Fundado há 44 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já inseriu por meio do estágio cerca de sete milhões de jovens estudantes no mercado de trabalho, contando com a parceria de 220 mil empresas e órgãos públicos. Mantido por empresas, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 11.788 de 25/09/08.

SIGA-NOS NO Google News