Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Março de 2019

Últimas Notícias

04/10/2018 11:00

8 temperos que ajudam a diminuir o sal nas refeições

Gazeta Esportiva

No Setembro Vermelho, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza a campanha Siga seu Coração – O movimento não pode parar. Em sua quarta edição, ela pretende alertar a população para o fato de que as enfermidades do coração são silenciosas e que é fundamental ter conhecimento de suas causas e sintomas para mantê-las sob controle. Outro objetivo da campanha é mostrar que o coração não para do nada, uma vez que as cardiopatias são doenças crônicas e podem ser evitadas com a adesão ao tratamento.

“As cardiopatias possuem diversos fatores de risco ignorados pela população”, afirma Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista e membro do comitê científico do LAL. Um deles é a pressão alta, que pode ocorrer por muitos motivos, incluindo a ingestão descontrolada de sódio.

Muitos alimentos ultraprocessados contém alta quantidade de sódio como embutidos, enlatados, biscoitos salgados, maionese, alimentos em conserva, sopas e temperos prontos.

Em relação ao Sal de Cozinha, alimento riquíssimo em sódio, “devemos consumir no máximo 5g de sal por dia, o equivalente a 5 colheres de café rasas”, diz Mirtes Stancanelli, nutricionista e diretora do Grupo Minian e membro do comitê cintífico do LAL.

Segundo a ela, existem alguns substitutos do sal que podem trazer muitos benefícios para a saúde. “Temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão, louro podem ser excelentes ideias”, pontua.

Abaixo, Mirtes explica como eles podem ajudar a reduzir o consumo de sal no dia a dia:

Sal Verde
Esta é a novidade que chegou recentemente à mesa dos amantes da alimentação saudável. Trata-se de um sal iodado, temperado com ervas e especiarias, 100% natural e com grande aporte de nutrientes. “O sal verde possui teor de sódio reduzido, e por isso traz praticidade no controle deste mineral”, afirma Mirtes. Por estimular maior ativação das papilas gustativas, realça o sabor dos alimentos sem prejudicar a saúde.

Alho
Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um anti-inflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre. Ajuda a prevenir a arteroesclerose e abaixar a pressão arterial. Ajuda a remover a gordura da alimentação fazendo com que o organismo não a absorva completamente. Pode ser utilizado na forma de óleo, que tem recomendação de 60-100mg/dia, ou bulbo seco, 2 a 4g, 3 vezes ao dia.

Cebola
Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva, antioxidante e anti-inflamatória. Cuidado com a cebola crua em excesso, pois podem “agredir” o estômago. Caso haja sensibilidade, use-a na forma de caldos.

Limão
Tem propriedade anti-infecciosa, pode ser utilizado tanto na forma de sucos como na forma de chás. Utilizado para infecção urinária, pois cria um meio impróprio para a sobrevivência da bactéria no trato urinário. Cai muito bem para temperar saladas e peixes.

Tomilho
Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e protege contra o envelhecimento das células. Utilize nos temperos, principalmente em alimentos consumidos crus como a salada e nas carnes como frango e carne vermelha

Manjericão
Antiviral, auxilia no tratamento de cataratas e diabetes. Acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. As folhas frescas podem ser consumidas com peixes ou rizotos, as folhas secas ou em pó para temperar várias preparações e alimentos

Salsa
Utilizada para problemas de circulação e retenção de líquidos, celulite, anemia e esgotamento físico. Beneficia a digestão e tireoide. Pode ser utilizado in natura, em forma de pastas ou em chás. Consumir 3 folhas de salsa antes das principais refeições ajuda a retirar as toxinas do organismo. Na forma de pasta, pode-se fazer um patê de salsa utilizando um maço e água suficiente para bater no liquidificador e ficar na consistência adequada. Tempere com azeite e passe em pães e torradas.

Alho Poró
Um vegetal com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras, fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea. Previne o envelhecimento, melhora o sistema cardiovascular e estimula o sistema de defesa. Na culinária, por ter um sabor suave em relação a salsa, cebola e cebolinha, cai bem em quase todas as preparações culinárias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Março de 2019
Domingo, 17 de Março de 2019
09:00
Santo do dia
Sábado, 16 de Março de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)