Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

8 dicas para aprender a cumprir prazos

Vagas.com.br - 08 de setembro de 2015 - 19:00

Aquele vício de procrastinar e ir deixando tudo para mais tarde, sem manter o foco nas tarefas mais urgentes e sem jamais se preocupar em planejar suas atividades, acaba fazendo com que você perca os prazos e – o que pode ser ainda pior – perca também a credibilidade na empresa em que trabalha.

Como explica Maria Ester Pires da Cruz, gerente do Núcleo de Carreiras do Insper, aprender a priorizar e manter o foco faz parte do desenvolvimento profissional e é uma aprendizagem que acontece no dia a dia, observando, sendo curioso, fazendo perguntas e recebendo feedbacks. Confira a seguir as suas recomendações para deixar os atrasos no passado:

1 – Uma dica que vale para todo profissional que quer começar a andar na linha é de começar esse processo conversando com o gestor para entender a expectativa dele com relação aos prazos de entrega de seu trabalho.

2 – Se você for um profissional dispersivo, que perde o foco mais facilmente, a dica é procurar criar uma rotina para não esquecer de nada e, se necessário, pedir ajuda ou renegociar o prazo com antecedência.

3 – Outra recomendação importante é fazer perguntas sempre que alguma coisa solicitada não estiver clara para você. Afinal, se você não entender o que estão esperando, dificilmente vai conseguir fazer a entrega correta no prazo combinado.

4 – Também é interessante conhecer as prioridades de sua área. Assim você consegue diferenciar mais facilmente o que é urgente do que é importante e se focar no que precisa ser feito antes.

5 – Aprender a pedir ajuda também é parte fundamental desse processo. Se perceber que não vai dar conta de alguma coisa, peça auxílio, antes que seja tarde demais.

6 – É importante também ter iniciativa para renegociar o prazo combinado, antes que ele estoure. “Não se esqueça que a justificativa para a renegociação tem de ser coerente, bem como renegociar prazos deve ser uma exceção e não regra”, alerta Maria Ester.

7 – Para quem até tenta se organizar, mas acaba acumulando funções demais e, por isso, perde o controle dos prazos pelo caminho, a dica é tentar aprender a dizer “não” para não se sobrecarregar demais. Sempre que possível, tente expor seu limite de tempo ao assumir novos projetos. Segundo a especialista, na maioria das vezes, é preferível não aceitar o desafio de um projeto novo a perder a reputação prometendo entregá-lo em um determinado prazo e não cumprir.

8 – Por fim, vale lembrar que mudança de atitude é sempre um grande desafio. “É muito fácil retrocedermos e voltarmos ao comportamento antigo, que é mais confortável para nós”, explica ela. Portanto, para que isso não aconteça, o melhor é treinar, repetindo comportamento novo

SIGA-NOS NO Google News